Economizar dinheiro

As melhores estratégias de como economizar dinheiro

Você com certeza já pensou em colocar em prática algumas estratégias para economizar dinheiro, correto?

O número de pessoas que quer economizar ao menos um pouco mais dinheiro é grande e isso independe do momento, ou seja, se está em um período de crise ou não.

Afiliado jivochat

Todo mundo gosta não só de terminar o mês com a conta no azul, mas, além disso, ter um dinheiro a mais para fazer uma reserva de emergência.

Como a relação que temos com o dinheiro acaba se estendendo a outras partes da nossa vida, como as próprias relações familiares, ter um maior equilíbrio financeiro não só é algo bom, mas essencial.

Sendo assim, nós resolvemos trazer esse artigo para mostrar a você quais são as melhores estratégias para economizar dinheiro de maneira eficiente.

Acompanhe para saber tudo sobre elas!

Quitar as dívidas é essencial para economizar dinheiro

A primeira estratégia para economizar dinheiro é quitar as suas dívidas, algo que todo mundo tem, independentemente da extensão delas.

As dívidas acabam tomando uma grande parte do nosso orçamento e é por isso mesmo que você deve fazer o máximo para conseguir quitá-las o quanto antes.

Você deve avaliar os financiamentos e os parcelamentos, que acabou fazendo como por exemplos os de cartões de crédito e observar qual é a forma mais rápida e menos dispendiosa para quitar tudo.

É importante dar sempre preferência para as dívidas que lhe trazem a opção de amortização dos juros, para o caso de antecipar as parcelas de pagamento, pois quando você amortiza paga muito menos, o que vai ajudar muito na economia ao se pagar à vista.

Além disso, uma outra opção que vale a pena ficar de olho é realizar a portabilidade da dívida, ou seja, transferir um empréstimo ou um financiamento do seu banco atual para outro que tenha melhores condições.

Defina metas para os seus projetos para ter motivação de economizar

Uma boa estratégia para economizar é criar algumas metas pessoais para assim manter-se motivado a reduzir os custos e aumentar o dinheiro guardado.

Pense: como você gostaria ou imagina estar em um ano? E daqui a 5 anos?

Quais são seus projetos visando o futuro e que mais deseja realizar? Viagens internacionais? Comprar seu imóvel próprio? Comprar um veículo?

Ao criar metas para os seus projetos pessoais, ficará mais fácil estar sempre motivado a fazer economias com o seu dinheiro em seu dia a dia, e não simplesmente gastar tudo sem pensar duas vezes.

Para muitas pessoas, e essa pode ser a sua atual situação, parar de fazer algumas coisas, como comer fora de casa, é considerado um sacrifício, mas ter o motivo para isso no futuro ajuda bastante.

Troque os juros altos pelos juros baixos

A próxima estratégia para economizar bastante dinheiro é trocar os juros altos pelos juros baixos, visto que eles são os culpados principais para a maior dificuldade de obter uma boa economia pessoal da maioria das pessoas.

Esses juros podem ser referentes tanto ao cheque especial quanto ao cartão de crédito, que são em geral exorbitantes e atrapalham muito o objetivo de ter uma boa organização financeira das pessoas.

O maior problema é que os bancos oferecem um acesso mais facilitado ao crédito para os clientes, entretanto eles têm um custo altíssimo e traz grandes dificuldades futuras.

Caso precise ter dinheiro em mãos, opte sempre por aquelas opções que tenham juros mais baixos, o que vai lhe permitir uma maior economia com relação ao valor total.

A melhor forma de conseguir crédito com juros bem mais baixos é ter um relacionamento bom com o mercado, como pagar as contas sempre em dia e quitar todas as dívidas.

Leia também:

Tenha uma boa conversa com a sua família a respeito de economizar

A economia garantida só é possível quando toda a família está envolvida, por isso é muito importante ter uma conversa sobre isso.

Você que é o responsável pelas finanças da sua família precisa conversar a respeito de economizar, do contrário, não vai adiantar nada criar um excelente planejamento financeiro se o restante das pessoas não colabora.

É essencial que todos se empenhem em cooperar para a economia de dinheiro, e você deve explicar qual seu projeto, os objetivos finais dele e a expectativa em relação a esse plano.

Apenas assim é que todos realmente ficarão na mesma sintonia e que vão saber o que fazer para que o projeto de economizar alcance o sucesso esperado.

Crie a sua reserva financeira

A melhor forma de você ter certeza de que terá uma vida financeira bem mais segura e com maior estabilidade é economizar mensalmente e deixar esse dinheiro guardado, de modo que vai ser possível criar uma reserva financeira.

É importante que você jamais “pule” um mês de economia ou ainda guarde menos dinheiro do que o que foi planejado previamente.

Quando o dinheiro estiver rendendo, você jamais deverá mexer nele, ou seja, é preciso respeitar a sua reserva financeira e não gastá-la, com compras feitas de maneira impulsiva ou gastos supérfluos, deixando seu dinheiro para emergências.

Gastar menos do que recebe

Uma das estratégias para economizar mais básicas e que faz uma enorme diferença em seus resultados é gastar menos dinheiro do que aquilo que você ganha mensalmente.

A maioria das pessoas se endivida exatamente por isso, porque elas começam a gastar um dinheiro que não tem, como é o caso do uso do cartão de crédito.

Com o passar do tempo, o dinheiro que recebem já não é mais suficiente para pagar os gastos mensais e os problemas vão se acumulando até formarem muitas dívidas.

A dica é muito eficaz, mas para a maioria das pessoas é bem mais fácil falar do que fazer, entretanto, com essa regra bastante básica dentro da educação financeira você vai conseguir manter as suas contas sempre em dia de verdade.

A organização financeira é essencial para você gastar menos do que aquilo que ganha, afinal, quando mais se corta os gastos supérfluos, totalmente desnecessários, menos os custos e mais dinheiro sobra na sua conta.

Faça uso de uma planilha para gastos

A organização financeira é essencial para você conseguir economizar de maneira real e eficaz, e a melhor forma de fazer isso é controlando os gastos mensais, ou seja, sabendo o que entra e o que sai da sua conta.

Você poderá realizar mudanças em sua vida financeira e cortar gastos quando acompanhar tudo isso enquanto acontece, e a maneira certa de fazer isso é usando uma planilha para contabilizar seus gastos.

A maioria das pessoas que quer se organizar do ponto de vista financeiro já faz uso de planilhas de controle dos gastos sendo uma ótima estratégia para economizar dinheiro.

O uso de uma planilha desse tipo lhe permite saber o quanto se está gastando e, mais importante, com o que você está gastando, para que assim possa identificar o que pode ou não ser cortado.

Quando você completar uma semana ou um mês com a planilha de controle de gastos, poderá ter uma visão bem mais ampla de como são seus hábitos de consumo mais comuns e com isso irá se autoconhecer melhor.

Caso perceba que não está priorizando os gastos mais importantes, e está colocando seu dinheiro em coisas que não são necessárias, vai saber o que deixar de comprar para conseguir economizar dinheiro.

Mantenha o pagamento das suas contas em dia

Aqui neste artigo, nós já falamos para você a respeito de como é importante quitar dívidas e evitar os juros, para dessa forma manter uma maior organização financeira e economizar dinheiro.

Os juros, como dito, estão entre os maiores vilões das finanças da maioria das pessoas, sendo que eles incidem sobre os parcelamentos ou financiamentos de longo prazo, nos quais você paga muitas parcelas.

Entretanto, eles também costumam aparecer sempre que você atrasa um pagamento das suas contas fixas, como luz e água, por exemplo.

A dica é que você nunca deixe que suas contas vençam, pois os gastos que você terá com elas, por conta dos juros, são bem maiores do que haviam sido previstos.

Um outro ponto é que você busque pagar as contas sempre no dia em que receber o seu salário ou seus rendimentos, para assim evitar usar o valor para outra finalidade e começar assim uma nova dívida.

Seja responsável com suas contas, isso é uma premissa básica para o seu sucesso financeiro.

Busque aumentar a sua renda para economizar mais

Nem sempre fazer uma avaliação das suas despesas e cortar gastos supérfluos irá resolver o problema financeiro em sua vida, trazendo um alívio no seu orçamento.

Em alguns momentos é preciso usar outras estratégias, ou seja, além de economizar e cortar gastos, procurar ganhar renda extra. Falamos muito aqui no blog sobre isso.

Caso mesmo após enxugar suas finanças ao máximo ainda houver dificuldades para guardar dinheiro, então busque por opções de renda extra para poder economizar mais.

Opte por trabalhar ou empreender, portanto, recomendamos que leia também:

Como se tornar um afiliado e ganhar dinheiro

O que é marketing de afiliados e como funciona o mercado

Ideias de negócios para empreender: dicas e inspiração

Conclusão

Como você viu, existem muitas estratégias que ajudam as pessoas a economizarem dinheiro e evitarem assim problemas financeiros, que podem reverberar em outras partes da sua vida.

Neste texto, você conheceu algumas das melhores estratégias que nós trouxemos aqui, seja através da quitação das dívidas atuais ou de evitar os temidos juros.

Com essas dicas, ficará bem mais fácil alcançar uma ótima economia e uma boa estabilidade financeira em sua vida.

Gostou do artigo de hoje sobre veja as melhores estratégias para economizar dinheiro?

Então, compartilhe em suas redes sociais, pois isso nos incentiva a continuar escrevendo.

Systeme.io

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.