Como ganhar dinheiro com blog

Como ganhar dinheiro com blog e ter sucesso

Muitos blogueiros começam seus blogs sem saber exatamente como ter um blog de sucesso. Pensando nisso, preparamos este post com dicas para que você possa aumentar as conversões em seu blog e ganhar dinheiro com ele.

Vamos falar sobre marketing de afiliados, conteúdo por assinatura, Google adsense, branded content, campanhas publicitárias e venda de infoprodutos.

Afiliado jivochat

Além disso, mostraremos como a Hostgator e a Zyro podem te ajudar a ter um blog profissional.

Preparados? Então, vamos começar.

Como ganhar dinheiro com blog?

Trabalhar com a internet é o sonho de muita gente. Saber como ganhar dinheiro com blog é uma alternativa interessante já que esse pode ser o meio para faturar sem sair de casa e trabalhando com algo que você gosta e se identifica.

Para isso, é importante que você saiba como atrair visitantes para o seu blog e, consequentemente, aumentar as suas conversões.

NeuroMarketing

A internet se tornou hoje o meio de comunicação mais utilizado pelas pessoas. Nesse contexto, podemos citar os blogs como ferramentas fundamentais, já que eles comunicam ao mesmo tempo em que permitem a interação do leitor.

Mas, para faturar não basta criar o blog e colocá-lo no ar. É preciso fazer isso rende através de conteúdo de qualidade e, claro, parcerias que tragam alguma rentabilidade. Veja quais são as alternativas.

Maneiras de como ganhar dinheiro com blog

Existem diversas formas de como ganhar dinheiro com blog. Para escolher a que melhor atende as suas demandas é interessante conhecer as alternativas e analisar suas particularidades. Antes de tudo, saiba que ter um blog de sucesso requer que você:

  • Defina bem o seu público-alvo;
  • Alimente com frequência o blog;
  • Escolha um tema de seu interesse;
  • Utilize boas ferramentas;
  • Tenha um bom domínio do tema que irá abordar;
  • Escreva bem;
  • Produza conteúdos relevantes e de qualidade;
  • Seja constante nas publicações;
  • Mantenha o blog atualizado;
  • Invista em divulgação;
  • Encarar o blog como o seu negócio.

Tudo isso só pode ser feito através de um bom planejamento. Portanto, coloque as suas ideias no papel e defina o passo a passo do seu blog. Depois disso é só escolher uma das opções a seguir para ganhar dinheiro com blog!

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma estratégia muito utilizada por quem quer ganhar dinheiro com blog. Nessa modalidade, o afiliado (aquele que tem o blog) promove produtos e/ou serviços de outras empresas em troca de uma comissão por cada venda gerada a partir das suas indicações.

Você ganha dinheiro conforme divulga o link de um determinado produto ou serviço produzido por terceiros.

Nesse caso, o blog se torna o seu principal canal de divulgação. Você deve criar um ambiente atrativo e interessante para que mais internautas acessem e assim aumente as chances de venda pelo seu anúncio como afiliado.

Como funciona o marketing de afiliados?

O Marketing de Afiliados é uma estratégia muito utilizada pelas grandes empresas para divulgar seus produtos e serviços. Dessa forma, aumentam as vendas por meio da indicação de outras pessoas, os chamados afiliados.

Para isso, as empresas oferecem comissões para quem realizar a divulgação. O valor dessa comissão costuma ser percentual sobre o total da venda.

É importante selecionar muito bem o seu nicho de mercado específico e produzir conteúdos que sejam interessantes justamente para esse público, de modo que atraia o perfil que você deseja e que pode se interessar pelo anúncio.

Conteúdo por assinatura:

Você também pode usar o seu blog opara oferecer algum conteúdo exclusivo em uma área para assinantes.

Por exemplo, se você tem um blog onde fala sobre o seu trabalho como fotógrafo, pode reservar uma área para assinantes em que os pagantes consigam ter acesso exclusivo ao seu método de trabalho, dicas de como tirar boas fotografias ou algum outro tema que soe atrativo para o seu público.

Para isso, é importante que você crie um conteúdo de qualidade para o seu blog e ofereça algo a mais para os pagantes.

Por exemplo:

Você pode oferecer um ebook com dicas exclusivas sobre um tema do seu nicho-alvo;

Vídeos aulas;

Acesso a uma área restrita do blog com conteúdos extras, etc.

O importante é usar a sua criatividade para oferecer algo que o seu público realmente valorize.

Caso opte por essa alternativa, é interessante oferecer parte do conteúdo gratuitamente para que o público se interesse e depois cobre para acessos mais detalhados.

Google Adsense:

Outra alternativa para ganhar dinheiro com blog é utilizar o Google Adsense.

Nesse caso, você permitirá que o Google exiba anúncios no seu blog e, a cada clique nesses anúncios, você receberá uma comissão.

Para isso, basta se cadastrar no Google Adsense e inserir o código que te fornecerão em algumas áreas do seu blog. É importante fazer essa inserção de forma estratégica, para não atrapalhar a leitura do seu conteúdo.

Afinal, ninguém gosta de um site todo bangunçado e repleto de anúncios.

Branded content:

O branded content é uma das estratégias mais utilizadas pelas grandes empresas para fazer propaganda dos seus produtos e serviços.

Branded Content é uma possibilidade dentro do marketing digital em que você faz uma publicação propriamente para divulgar uma marca ou um produto. A empresa geralmente paga para que a resenha seja publicada em seu nome.

Para isso, basta procurar pelas grandes empresas do seu nicho e oferecer para fazer uma publicação sobre o produto/serviço.

Como funciona o branded content?

Existem duas possibilidades dentro do Branded Content. Uma é justamente essa do post pago para falar de um produto. Outra possibilidade é que o post seja apenas patrocinado pela marca, mas o blog tem liberdade de abordar temas diversos.

Dentro dessa segunda possibilidade, a marca tem um espaço para divulgar o produto dentro do blog. O post pode, inclusive, não ser exclusivo daquele produto/serviço.

Por exemplo:

Um blog de moda pode ter um espaço para divulgar roupas de uma determinada marca, mas o post em si pode ser sobre uma tendência da moda.

O importante é utilizar a criatividade para oferecer algo que seja interessante para o leitor. Tenha sempre em mente que o seu negócio existe para fazer a diferença para as pessoas.

Campanhas publicitárias:

As campanhas publicitárias são uma das principais fontes de renda para os blogueiros.

Ao permitir que uma marca faça propaganda no seu blog, você receberá um valor pelos anúncios.

Se o seu blog tem uma boa estatística de visitas pode ser interessante apostar em publicidade para ganhar dinheiro. Muitos anunciantes estão realmente dispostos a pagar valores altos para ter espaço nas páginas mais movimentadas.

O segredo para ter lucro com essa dinâmica é procurar empresas que ofereçam serviços ou produtos que tenham alguma relação com o seu público.

Além disso, os blogs que cobram por divulgação de campanhas precisam ter um tráfego intenso.

Para isso, invista em divulgação e conteúdos de qualidade para atrair mais visitas.

Venda de infoprodutos:

Uma das alternativas para ganhar dinheiro com blog é a venda de infoprodutos.

Nossa última dica de como ganhar dinheiro com blog é para quem possui algum talento e acredita que isso pode ser monetizado. Criar infoprodutos é mais barato e vantajoso do que vender coisas físicas.

O infoproduto é aquele que existe apenas na versão digital. Ele não precisa de estoque, tampouco demanda de um frete para ser entregue. Pensando nisso, você pode comercializar esse tipo de produto.

E-books e cursos digitais são as opções mais populares, que costumam render excelentes resultados e que realmente trazem boas margens de lucro.

Para vendê-los em seu blog produza conteúdos que instiguem a curiosidade e despertem o desejo de aprendizado sobre o tema. Ao final, indique o e-book ou a página de vendas daquele curso que quer promover.

Outras opções para ganhar com blogs:

Existem diversas outras opções para ganhar dinheiro com blog. Aqui, listamos algumas que talvez você não conheça:

  • Além do Google adsense existem outros programas de afiliados que podem ser interessantes para monetizar o seu blog;
  • Preste serviço de assessoria e consultoria nas áreas em que você tem mais conhecimento;
  • Crie uma loja virtual integrada ao blog e venda produtos para o seu público;
  • Ofereça espaço para anúncios em banners no blog;
  • Monetize o blog com o sistema de paywall, que é uma espécie de muro virtual. Para isso, você disponibiliza alguns conteúdos de forma gratuita e deixa o acesso completo para assinantes;
  • Seja um microinfluenciador e cobre pelas postagens nas redes sociais.

Dicas para fazer o seu blog bombar

A maior dificuldade enfrentada por quem deseja saber como ganhar dinheiro com blog é não conseguir um tráfego suficiente. Para que seu blog renda alguma coisa é preciso ter visitantes e internautas interessados nele.

Não há uma receita de bolo para isso, mas existem algumas estratégias que com certeza podem fazer com que você consiga bons resultados no seu tráfego. Dê uma olhada a seguir:

Conteúdo de qualidade:

O primeiro passo é, sem dúvidas, investir em um conteúdo de qualidade.

Pense nas suas principais dores e produza textos que auxiliem as pessoas a resolverem esses problemas ou estejam ligados às suas palavras-chaves.

O principal atrativo de um blog é o seu conteúdo. Se ele não for agradável, o público não vai se interessar. Por isso, tenha atenção redobrada na hora de alimentar o blog.

Produza conteúdo interessante, pautado em informações verídicas e seguras, cite fontes que enriqueçam o texto etc. Procure usar uma linguagem agradável e adequada para o seu público-alvo.

Redes sociais:

As redes sociais são plataformas ideais para divulgar o seu blog.

Estar presente nas redes sociais é uma ótima maneira de aumentar o seu tráfego e, consequentemente, as suas chances de monetização.

Crie um perfil profissional para o seu blog nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, e compartilhe os seus posts. Além disso, interaja com outros perfis, comente nas postagens, troque uma ideia.

Os grupos nas redes sociais também são espaços interessantes para a divulgação do seu blog.

Participe de grupos que possam ter alguma relação com o seu nicho e compartilhe os seus conteúdos. No entanto, lembre-se de sempre ter cautela ao fazer isso. Não é legal chegar em um grupo e ficar divulgando o seu blog para todo mundo. É preciso ser profissional.

Busque sempre participar de forma ativa nas redes sociais, pois isso pode ser um grande diferencial para o seu blog.

SEO:

O SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca.

O SEO é importante para o seu blog porque ajuda os seus conteúdos a ficarem bem posicionados nos resultados das pesquisas do Google e outros buscadores.

Isso significa que, quanto melhor for a sua otimização, maiores são as chances de as pessoas encontrarem o seu blog nas buscas.

Para fazer a otimização do seu blog, você pode usar algumas técnicas, como:

Utilizar palavras-chaves na sua produção de conteúdo;

Fazer um bom título e uma boa descrição para os seus posts;

Usar as tags certas nas suas postagens;

Ter uma boa navegação no blog, etc.

Crie um bom conteúdo e invista em SEO para que o seu blog possa ter um bom posicionamento nos buscadores.

Os links patrocinados são uma forma de anúncio pago, em que você paga para que o seu link seja exibido em determinadas páginas.

Os links patrocinados são uma ótima maneira de aumentar o tráfego do seu blog, pois eles podem te levar para lugares que você não conseguiria chegar sozinho.

No entanto, é importante que você use os links patrocinados de forma estratégica, para não desperdiçar o seu dinheiro.

Por exemplo: escolha bem as palavras-chaves para as quais quer que o seu link seja exibido e invista em sites de qualidade, para que as pessoas realmente cheguem até o seu blog.

Use títulos impactantes:

Ainda sobre o conteúdo, procure chamar a atenção do seu público sempre através de títulos chamativos e interessantes. O título é o primeiro a despertar o interesse do internauta, por isso ele deve ser pensado com cuidado.

Um bom título deve ser conciso, expressar bem o conteúdo a ser abordado e conter palavras chaves potentes que melhorem ranqueamento do seu texto nos buscadores – como o Google e o Bing.

Faça parcerias interessantes

Está difícil promover o seu blog e aumentar o tráfego? Uma possibilidade é fechar parcerias que ajudem a divulgar a sua página. Isso pode ser feito, por exemplo, através dos chamados guest posts – posts de convidados.

Os guest posts são escritos por outras pessoas – geralmente uma autoridade no tema a ser abordado – e publicado no seu blog.

Assim você acaba chamando também o público do seu convidado para conhecer a sua página e quem sabe não ganha mais interessados em seu conteúdo?

Profissionalize o seu blog para ter um melhor desempenho

Para ganhar dinheiro com blog é fundamental ter uma página bem estruturada e com cara de profissional. Para isso você precisa contar com ferramentas verdadeiramente potentes e eficientes como é o caso do HostGator e o Zyro.

Criar um blog na Hostgator

Para quem quer criar um blog profissional, a Hostgator é uma das plataformas mais indicadas. A empresa oferece diversos planos para que você possa escolher o que melhor se adequa a sua realidade e objetivo.

Os planos da Hostgator são divididos em quatro categorias: hospedagem P, hospedagem M e Hospedagem Turbo.

O HostGator é uma plataforma de hospedagem que permite que o seu blog fique no ar sem falhas ou problemas. Para ter sucesso, um blog precisa ser rápido no carregamento, eficiente no funcionamento e oferecer segurança para o internauta.

É justamente isso que o HostGator oferece em seus planos, além de um painel de manutenção do seu blog que ajudam na qualidade de tudo o que você posta.

Além da própria hospedagem, que é o carro-chefe da marca, a HostGator também oferece serviços de domínio, e-mails personalizados e permite a criação de sites e lojas virtuais de forma simples e rápida. Os clientes podem escolher entres três diferentes planos de assinatura.

Como se cadastrar no HostGator?

  • Acesse o site clicando aqui;
  • Selecione ‘Começar agora” depois “Ver Planos”.

Escolha o plano que mais te interessa e então conclua o cadastramento cumprindo todas as etapas conforme indicado pelo próprio site da HostGator.

Zyro:

O Zyro também é uma plataforma de criação e manutenção de sites que pode ajudar quem quer ganhar dinheiro com blog. Basta definir fonte, template e design para começar a criar um site que é a sua cara.

O Zyro permite não somente a criação de sites, mas também blogs, e-commerces e até mesmo portfólios virtuais para os mais variados tipos de serviços.

O mais legal, porém, é que no próprio site você pode criar logotipos para o seu trabalho com blog, o que facilita muito a divulgação e profissionaliza ainda mais a sua página.

Como se cadastrar no Zyro?

  • Acesse o site clicando aqui;
  • Faça o cadastro para o teste gratuito.

Com essa opção você pode testar o serviço antes de efetivamente contratá-lo. Depois de conhecer o Zyro fica muito mais fácil entender como ele pode lhe ajudar a criar um site funcional e verdadeiramente interessante para seu público.

Dá para viver de blog?

A pergunta que não quer calar é essa: será que é realmente possível viver de blog, ou essa é mais uma lenda de internet que criaram e espalharam por aí como verdade?

A resposta é muito simples: dá, sim, para viver de blog. Ter um blog pode ser somente um passatempo uma forma de falar daquilo que você gosta e/ ou domina. Mas também pode ser uma fonte de renda.

Para algumas pessoas essa se tornou a fonte principal, aliás, sendo hoje o trabalho oficial de muitas pessoas e também pode ser o seu.

Com as dicas que demos aqui você já sabe como ganhar dinheiro com blog. Tudo depende de um bom planejamento, a boa determinação de seu o público-alvo, a escolha por um tema de seu interesse e, por fim, a utilização das melhores ferramentas para lhe ajudar nesse processo rumo ao sucesso.

Leia também:

Conclusão

Ter um blog de sucesso é possível, basta seguir as dicas certas e utilizar as melhores ferramentas. Aqui nesse post você conferiu algumas dicas importantes para isso e conheceu duas ótimas ferramentas: a HostGator e o Zyro.

Comece agora mesmo a colocar em prática tudo o que aprendeu para ter um blog de sucesso! Boa sorte!

Systeme.io

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.