pagar conta com cartão de crédito

Como pagar contas com cartão de crédito: bancos e apps

Quem nunca se perguntou como pagar contas com cartão de crédito?

Essa é uma dúvida frequente e que tem várias respostas. É possível pagar contas com cartão de crédito em diversos lugares, mas é importante saber as regras de cada um para não ter problemas.

Alguns bancos oferecem a possibilidade de pagar boleto com cartão de crédito, mas esse serviço costuma ser mais caro do que o pagamento à vista.

Neste artigo , vamos falar sobre como pagar contas com cartão de crédito em diversos lugares, mostrando as vantagens e desvantagens de cada um.

Ficou interessado?

Então, continue lendo para saber mais!

É possível pagar contas com cartão de crédito?

Sim, é possível pagar contas com cartão de crédito. Alguns bancos oferecem essa possibilidade para seus clientes, mas é importante ficar atento às taxas que podem ser cobradas.

Quem nunca chegou na data do pagamento de um boleto e não tinha dinheiro para pagar?

Com o cartão de crédito, é possível fazer o pagamento da conta em até 40 dias, dependendo do banco. Esse prazo é útil para quem não tem dinheiro na data do vencimento.

Primeiramente, não todo é o tipo de conta que pode ser paga no cartão. Exemplo: a maior parte dos cartões não permite pagar uma fatura de cartão com outro cartão.

Além disso, é importante conferir se a sua operadora de cartão está credenciada para fazer esse tipo de pagamento.

O processo é bem simples e você irá entender no decorrer deste artigo.

Maneiras de pagar boletos com cartão de crédito

Existem três maneiras possíveis de pagar um boleto utilizando o cartão:

  • Internet Banking
  • Apps
  • Telefone

Vamos conhecer cada uma delas?

Pagamento de boleto pelo Internet Banking

O pagamento de boletos através do internet banking é a maneira mais comum e prática de utilizar o cartão para esse fim. Como o nome já diz, basta acessar o site do seu banco e fazer o login na sua conta.

Após isso, você deverá procurar pelo menu “Pagamentos” e, em seguida, clicar em “Boleto”. Na página seguinte, você deverá informar os dados do boleto que deseja pagar, como o número do documento e o valor.

Em alguns casos, dependendo do banco, você terá disponível um leitor de código de barras ou a possibilidade de digitar o código de barras.

Por fim, basta escolher a opção de “pagamento com cartão de crédito”e selecionar o número da parcelas em que deseja dividir o valor do boleto. Geralmente, os bancos oferecem até 12 parcelas para pagamentos com cartão de crédito.

Em resumo:

  • Entre em sua conta pelo internet banking
  • Busque pela opção “Pagamento”
  • Escaneie ou digite o código de barras do boleto
  • Escolha a opção de pagamento “Cartão de Crédito”
  • Autorize o pagamento com a sua senha

Pagamento de boleto pelo App

Muitos bancos já disponibilizam um aplicativo para facilitar o dia a dia dos seus clientes. Através dele, é possível fazer transferências, pagamentos e outras operações bancárias.

Para isso, é necessário autorizar previamente o aparelho nos caixas eletrônicos ou pelo internet banking. Em alguns casos, pode ser preciso até mesmo conversar com o gerente do seu banco para fazer essa liberação.

Pagamento de boleto pelo telefone

Caso você não tenha acesso à internet ou a um dispositivo móvel, também é possível fazer o pagamento da sua conta pelo telefone. Para isso, basta ligar para a central de atendimento do seu banco e informar os dados solicitados, como o número do documento e o valor.

É importante ter em mente que essa é uma opção um pouco mais demorada, pois você precisará esperar a confirmação do pagamento.

Nem todos os bancos oferecem esse serviço, porém a maioria sim.

Como pagar boletos com cartão de Crédito?

Se você tem contas e estão por vencer, te trazemos uma possível solução, pagando seus boletos com o cartão de crédito. Bancos, fintechs e outros apps de pagamento proporcionam essa alternativa para contas e gastos com código de barras, aceitando parcelamento.

A opção é muito convidativa, porém é preciso ter alguns cuidados para não acrescentar uma nova dívida ao seu rol de contas. Ao realizar o pagamento com o cartão você terá a vantagem de estender o prazo e inclusive parcelar o valor total.

Porém, lembre-se de que pode acontecer cobrança de taxas e juros para as mensalidades. Por esse motivo, é importante ter em conta esses fatores para o seu planejamento financeiro.

Bancos e Fintechs para pagar boleto pelo Internet Banking

Existem vários bancos e fintechs que proporcionam o conforto de pagar contas parcelas com cartão de crédito.

Se você já tem uma conta em um banco tradicional ou mesmo em um banco digital, há a possibilidade de usar a Internet Banking para pagar boletos com o seu cartão de crédito.

Basta acessar a área de pagamentos do aplicativo do banco, buscar o local para pagamento de boletos e selecionar entre usar o saldo da conta corrente ou o seu cartão.

Avaliando o vencimento do boleto e a data de fechamento da fatura, o uso do cartão pode estender o prazo de pagamento em até 40 dias e existe a probabilidade de parcelamento em algumas instituições.

O pagamento está suscetível à cobrança de juros e Imposto sobre Operações Financeiras, por isso é preciso testificar cada taxa com o seu banco. Algumas das instituições que permitem o pagamento no Internet Banking inclui:

·      Banco do Brasil (Android, IOS);

·      Bradesco (Android | iOS);

·      Caixa (Android | iOS),;

·      Itaú (Android | iOS) ;

·      Santander (Android | iOS);

·      HSBC (Android | iOS);

·      Nubank (Android | iOS) ;

·     Banco Neon (Android | IOS).

Plataformas de pagamentos

Diversas plataformas de pagamentos proporcionam o recurso para efetuar o pagamento do boleto com o cartão de crédito. 

Entre elas podemos citar:

  • PicPay;
  • Pagbank;
  • Mercado pago;
  • RecargaPay.

1) Picpay

É uma novidade do mercado financeiro, fundada em 2016. A fintech já conta com mais de 15 milhões de usuários e oferece diversas funcionalidades além do pagamento de boletos.

Para utilizar o Picpay é necessário fazer um cadastro gratuito que aprova mandar dinheiro para amigos, realizar recargas e efetuar pagamentos de contas pelo seu celular.

No momento de pagar um boleto, você pode escolher as alternativas de utilizar o saldo da sua conta PicPay  ou um cartão de crédito cadastrado.

Ao escolher o crédito, o aplicativo autoriza parcelar o valor total em até 12 vezes, com cobrança de juros.  

Além disso, existe a cobrança de uma tarifa de 3,09% sobre o crédito para a transação em boletos de luz, saneamento, gás e impostos. Para outros boletos, a tarifa é de 3,99%. Além disso, esta disponível para Android e IOS e também é gratuito.

2) Pagbank

É a carteira digital gratuita para contas criadas pelo serviço do PagSeguro. Usado várias vezes para vendas e transações online, o aplicativo torna possível a chance de pagar suas contas com o cartão de crédito e ainda realizar o parcelamento em até 12 vezes.

Também é necessário um cartão de crédito cadastrado e escolhê-lo no momento do pagamento por código de barras. A plataforma cobra duas tarifas diferentes:

  • A primeira, de 2,89%, é uma taxa de conveniência para pagamentos efetuados com cartão de crédito no serviço.
  • Caso você escolha a opção parcelar, há ainda uma tarifa adicional de 3,59%.

3) RecargaPay

É uma plataforma variável para pagamentos, que permite pagar boleto com o cartão de crédito. Pelo app, há a possibilidade realizar a recarga do celular, incluir recursos ao cartão de transporte de diferentes cidades e, algo que não podemos esquecer-nos de mencionar é pagar todos os seus boletos em um só lugar.

O RecargaPay não solicita taxas em contas pagas com o saldo da carteira digital. Ao fazer uso do cartão de crédito:

·      Para efetuar pagamento de contas de consumo (água, luz, saneamento, impostos), a plataforma cobra uma tarifa de 1,99% por transação.

·      Para outros pagamentos de boletos com crédito, ou outros serviços a taxa é de 3,49% por transação.

4) Mercado Pago

Usada para compras no Mercado Livre, a plataforma Mercado Pago é outra opção para pagar as suas contas com cartão de crédito. Através do app, você realiza o cadastramento de seus cartões e opta entre as utilidades de crédito ou débito no momento de saldar os boletos.

Nas opções efetuadas com o cartão de crédito, o Mercado Pago cobra uma taxa de 2,99%. Se for o caso de o usuário desejar pagar sem cobrança de taxas, será preciso usar o saldo da sua conta. Há, também, alternativas de parcelamento do valor com juros.

Contudo antes de efetuar um pagamento com seu cartão, esteja ciente dos custos e as limitações desse tipo de pagamento. Não é preferível deixar para mais tarde e no fim não ter dinheiro para pagar a fatura integral.

Pagar contas com o cartão de crédito é vantajoso?

Ainda que o banco não cobre taxas por esse serviço, nem sempre é vantajoso pagar boleto com cartão por causa do IOF. O Imposto por Operação Financeira é cobrado em toda transação financeira.

Por essa razão, se você obtém o dinheiro para pagar a conta agora, não utilize o cartão para pagar nada a mais. Se você não possuir o dinheiro agora, avalie muito bem se vale realmente a pena se endividar por essa conta que você necessita pagar. Pergunte:

  • Você vai obter dinheiro no momento que a fatura do cartão chegar? Ou está apenas adiando um problema?
  • Se verdadeiramente não possui o dinheiro, porém necessita pagar a conta, não há uma alternativa de crédito diferente e que seja mais barata?

Além disso, antes de assumir qualquer crédito, busque a melhor alternativa para o seu caso.

Tarifas cobradas pelo serviço

Cada banco tem a liberdade para cobrar o preço que desejar pelo serviço de pagamento de contas com o cartão. O valor mais alto pelo serviço, conforme a Febraban, é de R$ 24,50.

Além da tarifa do serviço, pode ser cobrado o IOF e existe a possibilidade de juros no serviço, como se fosse um empréstimo.

Por isso, antes de realizar qualquer pagamento ou assumir qualquer crédito com seu cartão, pense bem e analise todas as suas possibilidades e alternativas. Usando de forma inteligente e moderada, e somente em casos de emergência.

Pagar boleto com cartão de crédito: cuidados a serem tomados

Quando o assunto é dinheiro, é importante ter muito cuidado para não cair em armadilhas.

Uma das principais é não deixar para pagar a fatura do cartão no dia do vencimento, pois assim você já começa o mês se endividado. Para não ter esse problema, organize-se e pague a fatura sempre que possível.

Outro cuidado importante é não utilizar o cartão de crédito para comprar coisas que você não precisa. Comprar com o cartão de crédito é mais fácil do que utilizar o dinheiro em espécie, e isso pode te levar a comprar coisas que não precisa.

Desvantagens de pagar boleto com cartão de crédito

Apesar de ser uma opção bastante prática, o pagamento de boletos com cartão de crédito possui algumas desvantagens , como:

·      IOF: toda transação financeira é tributada pelo imposto;

·      Juros: em alguns casos, os bancos podem cobrar juros pelo serviço de pagamento de boletos;

·      Limite: é importante ficar atento ao limite de crédito disponível, para não ficar sem dinheiro no meio do mês.

Com essas informações você já pode decidir se vale a pena pagar suas contas com cartão de crédito ou em dinheiro.

Você pode gostar de:

Conclusão

Pagar boleto com cartão de crédito pode ser uma boa opção em alguns casos, mas é importante avaliar todas as possibilidades e cuidados antes de tomar qualquer decisão.

E você, já utilizou o cartão de crédito para pagar boleto? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Até a próxima! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.