Planejamento semanal

Como ser Muito Mais Produtivo no Trabalho: Planejamento Semanal

Organizar as tarefas é essencial para ser mais produtivo no trabalho. Mas como fazer isso de forma eficiente? Planejamento semanal é a resposta!

Neste artigo, vamos ensinar como organizar suas atividades diárias e ter uma semana produtiva.

Afiliado jivochat

Confira!

Planejamento semanal – Foco e Disciplina Geram Conquista!

Ter uma vida melhor é o objetivo da maioria dos seres humanos. Quem não sonhou com uma casa, um carro, uma viagem ou com a clássica independência financeira?

No entanto, os objetivos não se realizam do dia para a noite. É necessário um bom planejamento e muita disciplina para conquistar o que almejamos.

O primeiro passo é focar naquilo que queremos alcançar. Por isso, para conquistar essas metas, é necessário organizar a vida financeira e o trabalho em uma rotina na qual foco e disciplina são as palavras de ordem.

NeuroMarketing

Uma boa dica para manter o foco é estabelecer um plano de metas semanal. Com ele, você poderá acompanhar seus progressos e terá mais motivação para continuar trabalhando com afinco.

Plano de metas semanal

Portanto precisamos de um plano de trabalho semanal. Ele é uma ferramenta de gerenciamento de tarefas que ajuda a dividir as atividades que você precisa realizar a cada semana.

Essa estratégia pode ajudar a organizar e cumprir seus prazos.

Uma das razões pelas quais as pessoas odeiam ir trabalhar às segundas-feiras é porque se sentem sobrecarregadas com a quantidade desconhecida de trabalho pela frente. Essa imprecisão pode causar estresse adicional e levar à exaustão.

Com um plano de metas semanal, você pode verificar rapidamente o que precisa ser feito e quais são suas prioridades. Dessa forma, você poupará tempo e energia para se concentrar nas tarefas mais importantes.

Como organizar-se no trabalho?

Na atualidade o ritmo de vida diário exige realizar diferentes tarefas laborais e pessoais.

Desde que inicia o dia, o despertador indica que é momento de começar com as atividades e ao chegar à noite devem ser concretizadas a maioria de todas elas.

Organizar melhor o tempo é a chave do êxito para poder cumprir com tudo sem terminar no caos. 

Despertador na mão, a correria para tomar um banho rápido, se arrumar e chegar ao trabalho dentro do horário. Ao longo da jornada, além de cumprir as tarefas solicitadas, é preciso conversar com os colegas, fazer almoço ou lanches e atender telefonemas.

Quando chega a hora de encerrar o expediente, às vezes a sensação é de que nada foi concluído como o planejado.

Quando você tem a sensação de que por mais atividades que você realize, você não está cumprindo com os objetivos traçados, significa que algo não esta sendo bem feito e a má organização do seu tempo está levando você a ficar para trás ou até mesmo sofrer o tão temido estresse.

Organizar o tempo de forma correta é a única maneira de administrar bem as atividades que temos para cada dia, semana e mês.

Gestão de tempo e saúde no trabalho

Segundo estatísticas do Instituto Mexicano de Previdência Social (IMSS) três quartos dos funcionários sofrem de estresse no trabalho.

Por isso, saber organizar melhor o seu tempo ajudará a se sentir mais produtivo e a aproveitar melhor seus recursos.

O estresse é uma doença que pode ter graves consequências para a saúde, tanto física quanto mental. Entre os sintomas mais comuns estão:

– Irritabilidade;

– Dificuldades para dormir;

– Tensão muscular;

– Dores de cabeça e enxaquecas;

– Ansiedade.

Quando o estresse é crônico, pode causar doenças mais graves como a hipertensão, problemas cardiovasculares e muitas outras coisas.

Portanto, investir na gestão de tempo é também saber economizar e trazer bons resultados para a saúde.

Formas de organizar o tempo para ser mais produtivo

Existem diversas formas de se organizar o tempo para ser mais produtivo no trabalho. A seguir, listamos algumas dicas:

– Estabeleça metas semanais: saber o que precisa ser feito ajuda a direcionar as atividades e o tempo;

– Crie um cronograma: anote tudo o que precisa ser feito e quando deve ser realizado. Dessa forma, você terá mais controle sobre suas tarefas;

-Planifique: separe um tempo para fazer o planejamento das atividades que serão realizadas ao longo da semana; comece seu dia planejando quais são as tarefas “chaves” que você precisa realizar sem falhas. Com uma programação semanal você pode melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo.

– Faça uma lista: anote tudo o que precisa ser feito e vá marcando conforme for cumprindo as tarefas.

Qual o melhor dia para planificar a semana?

Segundo especialistas, você não necessita muito tempo para realizar um bom planejamento. Você só precisa do dia e da hora certa.

Algumas pessoas passam parte da sextas organizando as tarefas outras preferem fazer isso nas segundas–feiras, porém geralmente esse é um dia mais corrido onde estamos a maior parte do tempo resolvendo as coisas pendentes. 

Uma das táticas que pode funcionar é aproveitar o sábado para fazer uma análise do que foi feito na semana e listar as tarefas para a próxima. ,Dessa forma, quando chegar a segunda-feira você terá um norte para direcionar seus esforços e não será pego de surpresa com as atividades.

Organizar o tempo de forma correta é a única maneira de administrar bem as atividades que temos para fazer.

Então, o melhor dia talvez seja o final de seu domingo, não significa que você tenha que sacrificar seu dia de descanso, mas sim escolher uma parte deste dia, somente 30 minutos para sentar-se e projetar sua semana.  Essa é uma boa estratégia para aquelas pessoas que possuem dificuldade de se desconectar do trabalho nos finais de semana.

Espaireça sua mente e depois construa o seu planejamento semanal

Divida suas tarefas em metas diárias, isso vai te ajudar a não sobrecarregar-se com muita informação.

Com esses pequenos hábitos você terá uma semana mais produtiva e organizada, consequentemente menos estressante.

Crie um hábito de fazer uma lista de tarefas a cada dia, isso vai te ajudar a não esquecer de nenhuma atividade importante.

Nessa fase é importante somente anotar todas suas tarefas e compromissos que devem ser realizados no decorrer da semana, para poder facilitar a visualização das informações.

Dessa forma, separando quais sãos suas metas e objetivos a serem alcançados (terminar de ler um livro, fazer exercícios duas vezes na semana, terminar uma pintura de arte, por exemplo).

O ato de escrever as coisas poderia te ajudar a reduzir o estresse, pois teria um controle maior sobre sua vida e seus afazeres.

Uma das principais causas do estresse é a sensação de perder o controle das situações.

Tome nota das citações e dos compromissos que já estão programados. (Eles podem incluir a escola e as aulas de música, compromissos laborais e reuniões etc).

Use ferramentas de organização

Existem várias ferramentas que podem te auxiliar, tais como: agenda física, bloco de nota, planilhas, ou até mesmo aplicativos que podem te ajudar a gerenciar melhor suas atividades, e até mesmo te recordar eventos e datas importantes.

Uma das vantagens de usar a tecnologia é que você pode carregar seu celular ou tablet para todos os lugares, e assim ter acesso as suas anotações a qualquer momento.

Existem diversos apps excelentes no mercado.

Use também um calendário digital para integrar a seu correio eletrônico e compartilhar com outras pessoas. Escolha uma plataforma y use-a sempre. Algumas opções populares incluem Google Calendar, Apple iCloud e Microsoft Outlook.

Com essas dicas, você conseguirá ter uma semana mais produtiva e menos estressante. Experimente fazer o planejamento semanal e veja os resultados na sua rotina.

Classifique e atribua data de vencimento para cada uma das tarefas

Aqui você pode planificá-las por ordem, separando quais sãos suas metas e objetivos a serem alcançados. Dessa forma, você consegue visualizar as tarefas que tem mais urgência e aquelas que podem ser deixadas para depois.

Dê prioridade para as tarefas que tenham mais urgência, ou por grau de dificuldade (o relatório mensal de atividades ou, em casa, consertar aquele vazamento de água que não pode esperar, por exemplo), assim o que segue será mais fácil para você executar.

 Planifique outras responsabilidades às que você deve se ocupar. Podem incluir coisas como ir ao supermercado, fazer as tarefas de casa e completar as atividades no prazo. Reserve um tempo da semana para fazer o que tem que completar;

O importante é você conhecer a sua realidade. Portanto, vamos calcular até mesmo o tempo necessário que você levará para completar cada meta. Desta forma, você terá uma melhor gestão do seu tempo.

Divida os afazeres durante os sete dias da semana:

A ideia é que você não se sobrecarregue, para continuar tendo um bom ânimo para completar seu planejamento semanal. Portanto, distribua a quantidade de afazeres iguais para todos os dias, colocando somente uma atividade complicada por dia.

Equilibre os horários, quando você esta trabalhando em projetos de longo prazo com prazos distantes, você pode dividir esses projetos em partes menores e fazer uma parte da tarefa cada dia até a data final.

Agrupe tarefas semelhantes (se precisar fazer 10 ligações, o ideal seria fazer todas juntas);

Evite pular de uma tarefa à outra, isso só vai te atrasar mais, e você terá várias atividades incompletas e necessitará mais tempo para concluí-las;

Prepare-se para os Contratempos:

Se você não conseguir realizar todas as metas, não se preocupe.

Aproveite para rever sua lista de atividades e analisar se você não destinou mais tarefas para um dia específico. Se surgirem problemas, resolva-os com tranquilidade, sempre buscando a melhor estratégia e não saindo seu planejamento semanal.

Observe os resultados:

Um plano semanal é mais útil se você usar regularmente. Ao finalizar a semana, destaque aquilo que saiu como o esperado e aqueles pontos que merecem mais atenção para que não se repitam os mesmos erros futuramente;

Dessa forma você pode analisar se seu método de organização esta funcionando ou se você deve mudá-lo. Reflita sobre as tarefas que precisam ser concluídas na próxima semana;

Analise seu plano de trabalho toda semana;

Equilibre a carga de trabalho da sua semana;

Planeje pausas ao longo do dia de trabalho;

Benefícios de usar um planejamento de trabalho semanal:

  • Mantém você organizado;Priorize tarefas dependentes, ou seja, aquelas que outras pessoas dependem de você para dar seguimento e concretizá-las (em uma empresa, se você trabalha na área de publicidade, se você faz relatórios, etc);

  • Aumenta a visibilidade dos seus objetivos e os resultados das conquistas
Separe um dia de descanso:

Você passou por muita coisa, resolveu problemas, quem sabe terminou cansada/o. Mas com seu planejamento semanal em dia? Então você merece uma recompensa;

Momentos de descanso são muito importantes para cuidar da mente, pois é ela quem te ajuda a vencer os desafios.

Além disso, estabeleça pequenos prêmios, isso te manterá motivado a continuar se esforçando;

Seu Lazer:

Coloque em seu planejamento semanal o seu lazer, aquilo que você gosta de fazer, lugares onde deseja ir, passar tempo com a família e amigos, busque um hobby novo;

Não se esqueça de que ao se divertir e disfrutar você esta cuidando da sua mente;

Sempre que puder, pratique atividades agradáveis: Meditação, orações, leitura bíblica, artesanato, yoga, leitura, tudo isso colabora para o bem-estar físico e mental. Com o passar dos dias, o seu corpo se acostuma e começa a lidar e realizar de forma mais natural.

Você irá gostar também de:

Conclusão

Resumindo tudo o que falamos nesse artigo , podemos chegar à conclusão que para sermos produtivos no trabalho, devemos ter um planejamento do trabalho semanal.

Com essas dicas seu dia será muito melhor e sua qualidade de vida irá aumentar. Coloque em prática o seu plano de trabalho semanal e observe os resultados!

Boa sorte!

Systeme.io

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.