Entregador do Mercado Livre

Entregador do mercado livre: como tornar-se um?

Saiba como se tornar um entregador do mercado livre, uma ótima opção de trabalho.

Muitas pessoas estão em busca de uma nova oportunidade de trabalho no mercado e é aí que uma opção excelente tem chamado cada vez mais atenção: tornar-se um entregador do Mercado Livre.

Afiliado jivochat

O Mercado Livre lançou seu novo aplicativo, chamado de Mercado Envios Extra, no ano passado, com um objetivo claro: atender um território maior do país e aumentar a velocidade das entregas.

Com esse app, é possível então que os entregadores que atuam de maneira autônoma conectem-se com o e-commerce.

Você que quer atuar como um entregador do Mercado Livre, entretanto, deve estar atento à questão dos requisitos necessários para isso.

É preciso ter uma carteira de habilitação válida, um carro ou uma moto que esteja em ótimo estado e também ser MEI, ou seja, ter o registro de Microempreendedor Individual.

NeuroMarketing

Aqui neste artigo, nós iremos mostrar a você quais são todas as etapas necessárias para tornar-se um entregador que atua pelo Mercado Livre, de maneira autônoma, sem erro.

Vamos lá!

Sumário

Recomendamos:

Entenda o que fazer para tornar-se um entregador do Mercado Livre

Existem alguns requisitos que são obrigatórios para qualquer pessoa que deseje se tornar autônoma e trabalhar como entregador do Mercado Livre.

Esses requisitos são os seguintes:

  • Ter um veículo que esteja em um bom estado, que tenha no máximo 15 anos e que esteja regulamentado da maneira certa junto aos órgãos competentes (pode ser tanto um carro quanto uma moto);
  • Para quem usa moto, é preciso ter uma mochila ou um baú com capacidade mínima de 80 litros, para que assim você possa carregar sem problemas os pacotes das entregas dos clientes;
  • Ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ou CNPJ, e ele pode ser na modalidade Microempreendedor Individual, o MEI, com a atividade de entregas ficando como principal ou como secundária.
  • Ter um celular e dados móveis para conexão à internet

Até aqui, você cumpre com todos os requisitos exigidos pela empresa? Então, vamos continuar.

O passo seguinte é fazer o download do aplicativo “Mercado Envios Extra”, que pode ser encontrado na sua loja de aplicativos do celular.

Basta que você preencha todas as informações requisitadas no cadastro e então assista aos vídeos tutoriais para entender exatamente como tudo funciona.

O trabalho como entregador do Mercado Livre funciona como PJ

Um dos pontos mais importantes que precisa ser compreendido sobre trabalhar como entregador do Mercado Livre é que ele funciona por meio do regime PJ, que é a Pessoa Jurídica, e que você necessitará de um registro MEI.

Isso é algo imprescindível para que não se confunda esse trabalho com um formal, com carteira assinada e contrato ativo, que não acontece neste caso.

Quando você atua como um autônomo para o Mercado Livre, então essa empresa irá disponibilizar os serviços no tipo freelancer, que o entregador irá realizar sem um contrato de trabalho ativo.

Onde é possível fazer o seu cadastro no app?

O próximo passo para que você possa começar a trabalhar como entregador do Mercado Livre é, justamente, realizar seu cadastro no aplicativo.

O app Mercado Envios Extra pode ser encontrado no Google Play, mas se você possui um celular que tenha um sistema operacional iOS, saiba que o aplicativo não está disponível para ele.

Se você já tem uma conta dentro do Mercado Livre, então já é possível fazer o cadastro imediatamente, mas se não tiver, faça a criação da sua.

Quando você abrir o aplicativo do Mercado Envios Extra, preencha todos os dados pessoais que forem solicitados para poder ter a sua conta corretamente cadastrada para atuar como entregador.

Uma das etapas mais importantes do cadastro é o momento de validar a sua identidade, o que é essencial para que você possa receber o dinheiro pelas entregas.

O Mercado Livre faz essa exigência para garantir que apenas você terá acesso a esse dinheiro, evitando assim possíveis golpes.

Além de validar a identidade, pode ser que o aplicativo peça algumas outras coisas para garantir a segurança da sua conta, como:

  • Escanear a sua CNH usando a câmera do celular
  • Fazer uma selfie e gestos que ajudem a provar a sua vida
  • Mandar o CPF ou o CNPJ, o nome completo, a sua data e o local onde nasceu, e a sua nacionalidade
  • Informar a sua renda particular (em alguns casos)
  • Informar seu telefone
  • Confirmar o seu endereço
Como é que o serviço de entrega do Mercado Livre funciona?

O próprio Mercado Livre deixa claro no site de entregas, o Mercado Envios Extra, que diariamente há pacotes disponíveis para entrega.

Eles são sempre agrupados dentro de percursos e em horários distintos de entrega, mas o que isso significa?

Isso quer dizer que você receberá uma oferta de entregas dentro do mesmo percurso e irá aceitar aquelas que achar melhor e que valem a pena.

Para que seja possível encontrar as melhores opções, você precisa fazer uma avaliação das tarifas pagas e de qual é a duração estimada para cada um dos percursos.

Às vezes uma entrega pode até ter um valor de tarifa bom, mas se no final você vai gastar muito mais e não terá uma boa margem para lucrar em cima dela, não vale a pena.

O trabalho consiste em você pegar aqueles pacotes que irá entregar no ponto de coleta indicado no aplicativo.

Depois, deverá fazer a entrega dos produtos pela cidade e o próprio aplicativo do Mercado Envio Extras cria um percurso que ajuda na otimização do seu tempo.

Além disso, você ainda tem a autonomia de definir as suas entregas, no aplicativo poderá identificar quais são os pontos indicados para retirar as encomendas e avisar ao dono ou destinatário da mercadoria sobre ela

Um ponto positivo é que não existe nenhum tipo de percurso mínimo que você deve obrigatoriamente cumprir no dia.

Portanto, é possível fazer apenas duas entregas em um dia, se assim preferir, e no outro entregar 20 encomendas, por exemplo.

Entregador do Mercado Livre: Quanto é que ganha o profissional?

Um questionamento que muitos que querem trabalhar como entregador do Mercado Livre se fazem é: quanto ganha por mês?

Na verdade, o entregador ganha por serviços e cada um deles está associado diretamente a uma taxa inicial.

Esta taxa já é conhecida do entregador antes mesmo de você aceitar a entrega, e o valor que você irá receber ao final vai depender da quantidade de entregas realizadas ao longo do percurso.

No caso de você finalizar o percurso completo, então vai receber 100% daquele valor que foi indicado inicialmente na oferta.

Mas se você acabar não realizando todas as entregas, o valor que será pago vai ser proporcional.

Em geral, considerando o que indica o próprio site do Mercado Livre para entregas, o profissional que presta o serviço de entregador poderá receber R$ 240,00 por dia.

O que fica claro é que se você decidir por fazer mais entregas, então isso irá lhe proporcionar ganhos bem maiores, então é uma forma de ganho “por produtividade”.

O que pode ser dito também é que fica a cargo do próprio entregador definir quanto ele irá querer ganhar ao final de cada mês, considerando seus dias de trabalho e o número de entregas que fez.

Como é feito o pagamento do serviço ao entregador do Mercado Livre?

Quando alguém começa a trabalhar, seja qual for o cargo ou a função, uma das dúvidas mais comuns diz respeito à quando e como será feito o pagamento.

Os pagamentos do entregador são feitos toda semana, diretamente na conta que ele possui no Mercado Pago.

Você vai receber, entre os dias de quarta-feira e sexta-feira de cada semana, todas entregas que foram realizadas na semana que passou.

Portanto, se na semana 1 do mês você fez entregas segunda, quarta e sexta, na semana 2 irá receber, entre quarta e sexta, o valor a ser pago por esses 3 dias de percurso.

Esse conhecimento é muito importante porque ajuda você a se programar melhor em relação ao valor que tem para receber, de modo a colocar as suas finanças em dia.

Os percursos de entrega: Qual é a duração deles?

Os percursos que você precisará fazer começam em dias e em horários distintos, e eles podem ter uma duração de 3 a 8 horas, em geral.

Sempre que você aceitar uma entrega, é possível conferir todos os detalhes relativos à solicitação no próprio aplicativo.

O aplicativo do Mercado Extra Envios começou a funcionar em São Paulo no ano de 2021, e à medida que o tempo passou, a área onde o app funciona foi aumentando.

Hoje, ele já atende cidades diversas pelo Brasil, como Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Guarulhos e Curitiba.

Dicas que podem ajudar o entregador do Mercado Livre

Aqui vão algumas dicas que vão ajudar bastante o entregador do Mercado Livre, como:

  • Sempre aceite os percursos direcionados para o mesmo dia ou ainda para o dia seguinte, o que vai ficar mais fácil de cumpri-los
  • Fique sempre de olho em seu app para não perder nenhuma notificação
  • Ative todas as notificações do app para saber se algum novo percurso ficou disponível
  • Não cancele os percursos que aceitou, exceto em casos excepcionais
  • Assim que aceitar um percurso, dirija-se diretamente ao centro de distribuição
  • Quando você faz o cancelamento de um percurso que anteriormente aceitou, isso poderá impactar muita na quantidade dos novos pedidos que irá receber no futuro
Conclusão

Como foi visto aqui, hoje é possível ganhar um bom dinheiro trabalhando como entregador do Mercado Livre de maneira autônoma e aqui trouxemos tudo desse assunto.

Neste texto, foi possível conhecer mais a respeito de como funciona esse trabalho, o que é preciso para tornar-se um entregador autônomo e muito mais.

Gostou do artigo de hoje sobre como tornar-se um entregador do Mercado Livre?

Systeme.io

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.