Ideias de negocios

Ideias de negócios para MEI – como empreender individualmente

Se você está sonhando e começar o seu próprio negócio, veja as oportunidades e possibilidades para empreender com as nossas ideias de negócios para MEI.

MEI é um Microempreendedor Individual (MEI) e está em busca de ideias para começar seu próprio negócio, confira essas dicas!

Afiliado jivochat

Neste artigo, vamos falar sobre como empreender individualmente, quais são as vantagens de ser MEI e apresentar alguns exemplos de negócios que podem ser facilmente montados por um microempresário.

Aproveite para conferir também o nosso guia completo sobre o MEI!

Ideias de Negócios

Já pensou em trabalhar por conta? Seja por falta de motivação no trabalho ou falta de oportunidades do mercado tradicional, o que não falta hoje em dia são ideias de negócios para MEI.

Antes de tudo é importante saber que ser o seu próprio chefe traz, sim, algumas situações desafiadoras. Mas com determinação e foco você pode criar um negócio de sucesso.

NeuroMarketing

Confira a seguir as características necessárias para adquirir sua independência financeira e opções de negócios que podem lhe inspirar.

-Ser criativo e inovador;

-Ter espírito empreendedor;

-Gostar do que faz;

-Estar disposto a trabalhar duro.

Além de todas essas características, é importante levar em consideração o mercado que deseja atuar, a concorrência e, claro, seus objetivos pessoais.

Leia também:

Características de um bom empreendedor

Muito se idealiza sobre ser seu próprio chefe, e apesar de parecer um sonho em um primeiro momento, para se tornar um bom empreendedor e fazer do seu negócio algo lucrativo, é preciso, além de confiança, ter uma boa organização e foco nos seus objetivos.

Para começar a empreender você precisa:

  • Acreditar no seu negócio.
  • Estabelecer metas a serem batidas.
  • Não desistir no primeiro “não”.
  • Gostar da área de atuação.
  • Ter um plano bem traçado.
  • Pesquisar o mercado.
  • Criatividade e inovação são fundamentais para quem quer empreender, pois é a partir desses dois pilares que podem surgir as ideias mais geniais.

Para iniciar um negócio do zero é preciso observar o mercado e quais lacunas podem ser exploradas. Vale lembrar que, para quem quer empreender sozinho, é importante fazer uma boa pesquisa de mercado e conhecer bem a área de atuação desejada.

Além disso, não vale a pena começar um negócio só porque “vai dar certo”. É importante que você se identifique com a atividade e tenha paixão pelo que vai fazer, pois somente assim terá motivação para encararar o dia a dia.

Com base nessas características, separamos algumas ideias de negócios para MEI que podem te inspirar a empreender.

É claro que por si só essas características não bastam para fazer do seu negócio um sucesso. Porém, são pontos importantes para criar a base do que será uma microempresa promissora e de muito futuro.

O que é um Microempreendedor Individual?

O Microempreendedor Individual – MEI é uma pessoa jurídica que exerce atividade econômica de forma individual. Seu faturamento anual não pode ser superior a R$81 mil reais.

É uma forma de se regularizar, sendo empresário, com CNPJ, mas pagando menos impostos.

Para se formalizar como MEI , é necessário se enquadrar em uma das atividades listadas pela Lei Complementar 128/2008.

A sigla MEI significa microempreendedor individual e como o próprio nome diz, é aquele que empreende individualmente e atua em pequenos negócios.

Apesar disso, a dúvida sobre as vantagens de se abrir uma MEI ainda persiste. Será que é mais vantajoso do que abrir uma empresa de porte médio? Veja a seguir algumas vantagens ao se abrir uma MEI:

  • Facilidade em legalizar o próprio negócio.
  • Sem custos com aluguel de imóveis de grande porte e contratação de funcionários.
  • Impostos mais baratos.
  • Praticidade em trabalhar onde quiser.
  • Flexibilidade de horário.

O MEI se enquadra no Simples Nacional, que é um modelo de tributação facilitado que reúne todos os valores em uma mesma parcela. Com isso, não há qualquer estresse para manter as contas em dia.

Melhores Ideias de negócios para MEI

Agora que já falamos sobre o que significa ser MEI e qual o perfil de um bom empreendedor, está na hora de conhecer 8 indicações para você que pensa em construir seu próprio negócio. Além disso, daremos dicas de como começar e onde você pode estar encontrando seus clientes.

Mas, não se esqueça de que primeiramente é preciso considerar a área que você se identifica além de possuir qualificação para prestar determinado serviço. Assim fica mais fácil trabalhar com prazer e vontade.

Com isso em mente, confira as principais ideias de negócio para MEI:

Prestador de serviços gerais

Cuidar da manutenção e organização da casa dos outros pode ser uma ótima ideia para quem quer empreender. Com certeza, todos nós temos amigos ou familiares que estão sempre reclamando da bagunça na casa e do pouco tempo livre que têm para fazer a limpeza.

Para quem deseja prestar serviços de limpeza e organização, o ideal é fazer um cadastro como diarista em aplicativos específicos para isso. Dessa forma, é possível ter mais controle sobre os clientes e os serviços prestados.

Cabeleireiro/Barbeiro

Outra ideia interessante para quem quer empreender é abrir um salão de beleza em casa. Isso mesmo! Aproveite o espaço da sua residência para atender aos clientes e montar o seu próprio negócio.

Para isso, basta seguir algumas orientações e fazer um bom planejamento. Evidente que é preciso ter vocação para isso, habilidade com a tesoura. Além disso, é importante que o local disponível em sua casa seja arejado e bem iluminado.

O ideal é começar fazendo um curso de cabeleireiro para ter mais conhecimento sobre as técnicas e produtos utilizados. Depois basta seguir as dicas para montar o seu próprio salão de beleza e conquistar os clientes.

Manicure/Pedicure

Se você gosta de cuidar das unhas, está sempre em busca das tendências de cores e tem facilidade para aplicar esmaltes, uma boa ideia de negócio para MEI é abrir um salão de manicure e pedicure.

Como na maioria dos casos, o espaço disponível em sua residência deve ser arejado e bem iluminado. Além disso, é importante que você se atente aos cuidados específicos para evitar problemas como micoses nas unhas.

E lembre-se: é importante fazer um curso de especialização para garantir o sucesso do negócio.

Conserto de celular

Quem nunca teve um problema no celular e ficou desesperado para encontrar uma assistência técnica? A verdade é que os aparelhos celulares são cada dia mais indispensáveis em nossas vidas.

Diante disso, abrir um negócio de conserto de celular pode ser uma ótima ideia para quem quer empreender. Além disso, é um tipo de serviço que sempre terá demanda, afinal, todo mundo usa celular hoje em dia.

Para isso, basta fazer um curso de manutenção de celular e equipar-se com as ferramentas necessárias para o conserto. Depois é só divulgar o seu negócio na internet e nas redes sociais para conquistar os clientes.

Venda de alimentos:

Uma boa alternativa para quem gosta de cozinhar no dia a dia e pensa em fazer disso uma fonte de renda é vender comida caseira. Esse pode se tornar um negócio lucrativo, afinal alimentação está na lista de negócios mais consolidados do mercado.

Também é possível escolher entre doces e salgados, ou até criar uma marca que forneça os dois tipos de alimentos para festas e comemorações. Lembre-se, porém, que é preciso ser rigoroso com a higiene e seguir algumas normas da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – com relação a armazenamento e fornecimento. 

Maquiagem:

Entre várias ideias de negócios para MEI, o ramo da maquiagem também é uma possibilidade. Assim como a ideia anterior, como maquiadora você pode trabalhar de casa, reservando apenas um espaço bem organizado e agradável para receber as suas clientes. Antes de começar invista em:

  • Estudar e se profissionalizar cada vez mais;
  • Possuir bons materiais em sua maleta de maquiagens;
  • Diversificar nos tipos de maquiagem para atingir um público maior;
  • Praticar diferentes tipos de técnicas.
Cuidar de animais

Para quem gosta de pets, essa pode ser uma oportunidade incrível de negócio. Isso porque o mercado pet vem faturando alto e segue com tendência de crescimento. Algumas opções de trabalho nesse sentido são:

  • Adestramento;
  • Passeio;
  • Banho e Tosa;
  • Cuidado na ausência do dono.

Além de vender esse serviço na sua vizinhança e parentes você pode usar plataformas de divulgação ou ainda criar uma página nas redes sociais para apresentar o seu trabalho com bichinhos de estimação.

Aulas particulares

Aulas particulares também estão entre as melhores ideias de negócios para MEI e são ótimas para quem pretende trabalhar sem sair de casa. Em especial com a pandemia do Coronavírus, muitas pessoas preferem estudar de casa ao invés de frequentar escolas.

Portanto, você pode oferecer aulas online e ajudar quem precisa se desenvolver em alguma área em que você tenha conhecimento técnico, formação e experiência de atuação. Exemplos:

  • Matérias escolares;
  • Música;
  • Idiomas;
  • Informática;
  • Artes.

Inclusive, existem muitas plataformas em que você pode anunciar e vender serviços como esses. É o caso de sites para marketing de afiliados, ou mesmo escolas e aplicativos de inglês que oferecem aulas online.

Confecção de peças de artesanato

Se você possui habilidades manuais, essa pode ser sua chance de negócio. Além de não existir a necessidade de se ter um investimento muito grande, essa categoria pode abranger:

  • Bijuterias;
  • Peças de tricô e crochê;
  • Lembranças para casamento;
  • Objetos de decoração, entre outros.

Esse é um setor muito promissor e que nunca sai de moda. Sempre te alguém procurando decoração para um evento, uma festinha, ou buscando aquele presente especial para uma data comemorativa.

Revenda de produtos

Essa provavelmente é uma das opções mais conhecidas, principalmente entre o público feminino. Esse trabalho consiste em pegar produtos já prontos e vender eles por um preço maior do que se adquiriu, o que gera seu lucro em cima da venda. Entre as marcas mais famosas do mercado da revenda estão:

  • Natura;
  • Avon;
  • Mary Kay;

Mas se engana quem pensa que apenas produtos femininos são revendidos. Roupas, joias, patins, também entram na equação. Esse é um mercado bastante rentável, pois, requer com um baixo investimento inicial e conta com produtos já conhecidos entre os consumidores.

Marido de aluguel

Conhecido como faz tudo, o marido de aluguel é aquele profissional que realiza tarefas domésticas básicas. Apesar de existir há tempos, a demanda para essa modalidade de serviço ainda se mantém grande e a procura por bons profissionais também.

Algumas das tarefas solicitadas são:

  • Troca ou instalação de chuveiro;
  • Jardinagem;
  • Pintura;
  • Montagem e desmontagem de móveis;
  • Serviços hidráulicos.

Para realizar esse tipo de serviço é preciso possuir um veículo próprio, ferramentas manuais, talvez escada e equipamentos de segurança. Também é fundamental ter conhecimento e formação técnica nas áreas de atuação.

Filmagem e fotografia

Provavelmente essa é uma das ideias de negócios para MEI que demandam o maior investimento da sua parte. Mas, a vantagem é que pode ser um negócio bem lucrativo também.

Profissionais que atuam nesse ramo geralmente oferecem serviços como cobertura de eventos sociais, retratos profissionais, ensaios e coberturas documentais.

Brechó

A última dica de ideias para negócios para MEI é a criação de um brechó. Essa opção pode ser feita inicialmente na sua casa. Caso você não tenha muitas peças, pode iniciar com aquelas que já não te servem mais.

Outra opção é conversar com amigos e vizinhos e perguntar se eles querem contribuir oferecendo alguns itens parados para o seu brechó. Além de ser uma forma de renda, você também estimula um consumo mais consciente.

Costura

Se você tem habilidades na área de costura, pode oferecer esse serviço para quem precisa fazer pequenos reparos ou ajustes em suas roupas. Também é possível fazer alguns trabalhos sob encomenda, como a confecção de peças únicas. Essa é uma boa ideia para quem quer empreender na área da moda, mas não tem um grande investimento inicial.

Personalização de roupas e calçados

Há pessoas que são realmente criativas e tem um bom senso de estilo. Nesse caso, uma boa ideia de negócio para MEI é a personalização de roupas e calçados. Isso pode ser feito através da pintura, bordado ou qualquer outra técnica de customização.

Para isso, basta ter um espaço na sua casa onde possa fazer as alterações e criar seus projetos. Também é importante disponibilizar fotos dos seus trabalhos nas redes sociais.

É possível customizar roupas usadas ou novas , dependendo do projeto solicitado pelo cliente. Esse tipo de serviço costuma ser bem procurado para presentes, principalmente em datas comemorativas.

Criação de blogs e sites

Com o avanço da tecnologia, a internet se tornou um meio de comunicação cada vez mais presente em nosso dia a dia. Por isso, ter um site ou blog é uma ótima forma de divulgar seus produtos e/ou serviços.

Para quem tem conhecimentos em algumas plataformas, tais como a Zyro, o WordPress, Wix e outras, pode empreender como blogueiro ou mesmo criando blogs e sites para outros profissionais ou empresas.

Leia também:

Música

Que tal empreender na área da música? Se você toca algum instrumento ou canta, pode oferecer aulas para quem quer aprender um novo hobby.

Para isso, basta ter um local adequado para as aulas e disponibilizar os seus serviços na internet. Caso você não queira dar aulas, também é possível oferecer seus serviços para eventos ou como músico freelancer.

Com essas dicas de ideias de negócios para MEI, esperamos ter inspirado você a empreender.

Quem pode ser MEI

Ser MEI é uma alternativa para quem quer começar o próprio negócio, mas existem algumas exigências para se enquadrar nessa modalidade. Veja a lista com as características que definem o microempreendedor:

  • Possuir uma renda bruta máxima de 81 mil reais por ano (o que equivale a R$ 6.750,00 reais de renda bruta mensal).
  • Ter no máximo um empregado registrado.
  • Não ter participação em nenhuma outra empresa, seja como sócio ou como titular;
  • Escolher uma atividade que se enquadre como MEI.

As exigências são poucas e as vantagens são muitas. Entre os benefícios de ingressar nesse segmento de negócio, a redução dos impostos é um dos mais atrativos.

Como ser MEI: passo a passo

É importante deixar claro que apesar de ser um segmento de pequeno porte, ao se tornar MEI, você abrirá uma empresa em seu nome. Portanto, existem algumas regras e obrigações que precisam ser seguidas.

Para a formalização, é necessário seguir esses passos:

  • Abra o portal do empreendedor clicando aqui;
  • Faça login usando seus dados do site Gov.br, ou crie uma conta gratuita na hora.
  • Insira seus dados como CPF, data de nascimento;
  • Defina nome fantasia e atividades que pretende exercer na empresa;
  • Escolha o local de atuação – se em sua casa, ou em um endereço comercial, como ambulante, porta a porta etc.

Depois de preencher o formulário detalhadamente incluindo todos os dados solicitados, é só emitir o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI). Ele comprova a sua inscrição na modalidade e já traz o seu CNPJ.

Vale a pena abrir um negócio MEI?

Se você sonha em ter a sua própria empresa ou simplesmente não aguenta mais a vida apertada da CLT, ser MEI com certeza vale a pena. Além de tudo o que citamos, o microempreendedor desfruta de benefícios como licenças e aposentadoria.

As melhores ideias de negócios para MEI são opções interessantes para quem quer seguir a própria carreira e ampliar a renda ao mesmo tempo em que conquista mais liberdade, independência e satisfação profissional.

Conclusão

Ser MEI é uma forma de empreender individualmente, com poucas exigências e muitos benefícios. A dica é escolher uma ideia de negócio que seja compatível com a sua rotina e disponibilidade de tempo, para que você possa equilibrar a vida pessoal e profissional.

Com essas dicas de ideias de negócios para MEI, esperamos ter inspirado você a empreender. Boa sorte!

Systeme.io

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.