O que é cartão de crédito

O que é cartão de crédito e como ele funciona? Saiba aqui!

Apesar de já ser muito popular, ainda é comum ouvir pessoas questionando-se sobre o que é cartão de crédito, um tipo de produto oferecido pelos bancos.

Para muitos consumidores, apenas ouvir falar o termo cartão de crédito já gera muitos arrepios, pois o uso de forma inadequada, juntamente à falta de controle das finanças, gera sérios problemas financeiros.

Continue lendo e entenda quais os benefícios e as desvantagens de um cartão de crédito.

Sumário

O cartão de crédito é um vilão?

O cartão de crédito, por conta disso, é considerado como um dos maiores vilões nas finanças dos brasileiros, mas a verdade não é bem essa.

Se você utilizar adequadamente, com um bom planejamento, então é possível sim ter um cartão de crédito e ainda usufruir dos seus benefícios.

O objetivo deste artigo é mostrar as particularidades de um cartão de crédito, como ele funciona, quais as tarifas principais cobradas e ainda se vale ou não a pena ter um.

Acompanhe o texto e conheça tudo sobre o tema!

Entenda o funcionamento

Um cartão de crédito nada mais é do que um produto usado como meio de pagamento no Brasil, funcionando da seguinte forma:

  • Uma instituição financeira, em geral, um banco, emite o cartão para o cliente e estabelece também o limite de crédito que ele terá, para usar nas compras
  • O cliente, por outro lado, poderá usar esse limite em compras e deverá, dentro de uma data de vencimento que é combinada de forma prévia, realizar o pagamento da fatura
  • A falta do pagamento dentro dessa data ocasiona juros sobre o valor devido, que em geral são muito altos, além de uma multa pelo atraso

Leia também:

Limite do cartão de crédito

E como esse limite do cartão é estabelecido?

Na verdade, cada uma das instituições possui critérios próprios para fazer a análise de crédito do cliente e conceder o limite a ele.

Em geral, essa análise considera o histórico total do cliente e também o perfil financeiro dele, de modo que isso poderá impactar muito no valor liberado como limite inicial

A instituição financeira vai aumentando ou reduzindo o limite com o tempo, considerando o padrão de uso do cartão de crédito pelo cliente.

Quais são as tarifas cobradas em um cartão de crédito?

Para que você possa utilizar um cartão de crédito, existem algumas taxas que são cobradas (mas que podem ser gratuitas também, de acordo com o banco em questão).

As principais tarifas são:

  • A tarifa de anuidade: trata-se de uma taxa cobrada anualmente do cliente pelo uso do cartão, e ela é dividida em 12 vezes para ser paga mensalmente.

Hoje em dia, os bancos digitais, em sua maioria, oferecem cartões com anuidade zero;

  • Tarifa para pagamento de boletos: é uma taxa cobrada sempre que você fizer uso do seu cartão de crédito para realizar o pagamento de um boleto;
  • Taxa de saque: é cobrada caso você opte por usar o cartão para fazer saques de dinheiro, seja no Brasil ou em um país do exterior;
  • Avaliação emergencial de crédito: é uma taxa cobrada sempre que você tem gastos acima do limite que está disponível no momento.

É normal ser requisitada quando você vai pagar uma conta em um estabelecimento e ela passa do limite disponível, então você solicita e o banco cobra posteriormente um valor por isso (em geral, R$ 20,00 por cada solicitação);

  • 2ª via do cartão: é quando você emite um cartão de crédito novo porque perdeu, teve o original roubado ou furtado (alguns bancos não cobram a 2ª via dos clientes).

O funcionamento da fatura do cartão

Mês a mês, você irá receber a fatura do cartão de crédito, que vai conter todos os gastos referentes ao mês que passou.

Por exemplo, se a sua fatura fecha dia 9 de abril, todos os gastos entre 9 de março e 8 de abril serão cobrados nesta fatura.

A fatura possui uma data de vencimento, em geral 5 a 10 dias após o fechamento dela, e você deve pagar esse valor para que o limite de crédito seja restabelecido.

A falta de pagamento ou o atraso ao pagar o cartão vai gerar a cobrança de juros, além do grande risco de você acabar negativado no mercado.

Uma opção para não deixar de pagar a fatura quando você não tem todo o valor é fazer o pagamento do valor mínimo, mas que pode ser um problema no futuro, tornando-se uma bola de neve.

Ter ou não ter, eis a questão…

Após explicar um pouco sobre cartão de crédito, é hora de saber: será que vale a pena ter um cartão?

Ainda existe um entendimento errado da maioria das pessoas de que o cartão de crédito é um vilão e elas têm um verdadeiro horror a esse produto financeiro.

Entretanto, a questão está mais relacionada ao uso inadequado do cartão e à falta de controle financeiro, o que realmente pode gerar muitos problemas e criar uma bola de neve que será difícil de conter lá na frente.

Um dos erros mais comuns é confundir o limite disponibilizado pela empresa que administra o cartão como se fosse um dinheiro a mais para gastar em compras.

Se você tiver um bom controle das suas finanças e utilizar o seu cartão sempre com moderação, usando apenas o limite máximo que cabe dentro dos seus ganhos mensais, o cartão de crédito vai ser um aliado.

Afinal, com ele é possível ganhar pontos que você poderá trocar por abatimentos no valor da fatura ou por milhas, além de outros benefícios mais.

Conclusão

Como foi visto no texto, o cartão de crédito é um produto muito importante disponibilizado pelas instituições financeiras, mas que pelo seu mau uso ganhou uma fama negativa e injusta.

Neste conteúdo, mostramos a você vantagens e desvantagens do cartão de crédito, como ele funciona, as tarifas pagas no mês e ainda se vale ou não a pena ter um produto deste tipo em mãos.

Gostou do artigo de hoje? Então, nos ajude a crescer compatilhando nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.