Quais são as melhores áreas para empreender

melhores áreas para empreender

Empreender nunca foi tão importante. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, empreendedorismo é a principal saída para milhões de brasileiros que estão desempregados ou subemprendidos.

Mesmo em tempos de crise, abrir o próprio negócio continua sendo uma excelente alternativa para aqueles que querem ter mais independência financeira e trabalhar com o que amam.

Afiliado jivochat

Mas, antes de dar esse passo, é preciso se planejar bem e escolher em que nicho de mercado você quer atuar.

Para te ajudar nessa escolha, listamos abaixo algumas das melhores áreas para empreender nos dias de hoje. Ficou interessado em alguma delas?

Então, anote as ideias e comece o seu próprio negócio!

Leia também:

NeuroMarketing

Negócios em alta para empreender

Depois da pandemia muita coisa mudou, inclusive a forma de trabalhar e fazer negócios.

Algumas áreas, como o delivery e os serviços de TI, saíram na frente nesse novo cenário. Outras já eram tendências antes da crise e se fortaleceram ainda mais, como o e-commerce, os produtos veganos e o marketing de afiliados.

Isso tudo é positivo, pois os pequenos empreendimentos ajudam muito a economica de nosso país. As pesquisas mostram que os micro e pequenos negócios são responsáveis por gerar cerca de 70% dos empregos no Brasil.

Por outro lado, muitos trabalhadores de carteira assinada perderam seus empregos e encontraram no serviço freelance ou no empreendedorismo uma saída para continuar trabalhando e ganhando dinheiro.

Systeme.io

Como abrir um negócio lucrativo?

Com isso, surgiram algumas dúvidas: quais as melhores áreas de negócio para empreender? E como abrir um negócio lucrativo?

Para responder a essa pergunta, o primeiro passo é identificar o seu perfil de empreendedor.

  • Você é inovador?
  • Gosta de trabalhar com tecnologia?
  • Prefere um modelo de negócio mais tradicional?
  • Ou quer investir em algo que esteja em alta no mercado?

Uma boa dica é pensar em algo que você goste de fazer e que possa se tornar um negócio. Por exemplo, se você adora cozinhar, pode abrir uma food truck ou um restaurante; se gosta ou tem habilidade com números e tem formação para isso, pode atuar como contador ou consultor financeiro; se é bom em organização, pode atuar como cerimonialista ou wedding planner.

Enfim, são diversas as opções de negócios para empreender. O importantante é que você escolha aquela que melhor se adequa ao seu perfil e às suas habilidades.

Então, confira a seguir as principais áreas para empreender nos dias de hoje:

E-commerce

Com a popularização da internet, o comércio eletrônico – ou e-commerce – tornou-se uma ótima alternativa para quem quer empreender. Isso porque, além de ser uma área em alta, o e-commerce oferece diversas vantagens para os empreendedores, como a possibilidade de ter um negócio 24 horas por dia.

Além disso, é possível ter uma loja funcionando com pouco investimento. Para isso, é preciso ter um bom site ou blog e uma estratégia de marketing digital eficiente.

Uma das áreas que mais cresceu em termos de lojas virtuais é área de produtos para informática.

No entanto, é possível vender de tudo na internet, desde roupas a alimentos.

Outra dica é investir em lojas de produtos personalizados, como camisetas e canecas. Esse tipo de negócio costuma ter um bom retorno.

Outra alternativa é aproveitar as facilidades de plataformas para lojas virtuais, como: amazon, mercadolivre, aliexpress e outras.

Games

Os jogos eletrônicos são uma ótima opção de negócio para quem gosta de tecnologia e tem habilidades para criar esse tipo de produto.

A pandemia nos mostrou um cenário interessante nessa área. Com muitas pessoas em casa foi preciso encontrar formas de se divertir e os games foram uma ótima alternativa.

Isso fez com que o mercado de games crescesse ainda mais e, consequentemente, surgissem novas oportunidades para quem quer empreender nesse ramo.

Dentro da área de games é possível atuar desde a concepção de jogos e jogos educacionais, venda de jogos, tradução de jogos, criação de personagens e até mesmo a venda de produtos relacionados ao mundo dos games.

Assinaturas

Com o crescimento da internet, surgiram diversas plataformas que oferecem serviços por assinatura.

Você pode, por exemplo, criar um blog onde cria conteúdos gratuitos e outros exclusivos para os assinantes. Ou ainda, criar uma plataforma de cursos online onde as pessoas pagam uma mensalidade para ter acesso aos conteúdos.

Também pode criar um canal no Youtube e oferecer conteúdos exclusivos para os seus inscritos.

Enfim, são diversas as opções de assinaturas que você pode oferecer. O importante é escolher aquela que melhor se adequa ao seu perfil e que atenda a necessidade de sua persona (cliente).

Mas, se engana quem pensa que a assinatura só possível para produtos digitais. Você pode, por exemplo, oferecer uma assinatura mensal de frutas e verduras fresquinhas na sua casa. Ou ainda, uma assinatura para receber produtos artesanais ou cosméticos veganos e orgânicos, vinhos, livros e outros.

Empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital é uma área que está em alta nos dias de hoje. Isso porque, com o crescimento da internet, surgiram diversas formas de trabalhar online e , consequentemente, de empreender.

Por meio do empreendedorismo digital é possível trabalhar com diversas áreas, desde marketing digital e criação de conteúdo até produtos digitais, consultoria e afiliação.

De acordo com a consultoria Ebit|Nielsen, o empreendedorismo digital faturou R$ 110 bilhões em 2021.

E o melhor é que esse mercado ainda tem muito potencial de crescimento. Isso significa que há diversas oportunidades para quem quer empreender nessa área.

Para isso, é importante investir em um bom planejamento, fazendo um plano de negócios, pesquisando o mercado e o público-alvo, além de investir em marketing digital.

Além disso, é importante ter um bom conhecimento de marketing digital para atrair clientes potenciais para o seu negócio.

O empreendedorismo digital é uma ótima opção para quem quer começar um negócio, pois é possível trabalhar de forma independente e com pouco investimento.

Produtos veganos e vegetarianos

Com o crescimento da consciência ambiental e do cuidado com a saúde, cada vez mais pessoas estão aderindo ao veganismo e vegetarianismo.

Por isso, investir em produtos veganos e vegetarianos é uma ótima opção de negócio.

A grande diferença entre o veganismo e o vegetarianismo é que os veganos não consomem nenhum produto de origem animal, enquanto os vegetarianos ainda consomem laticínios e ovos.

Por isso, é importante ter um bom conhecimento sobre a dieta vegana e vegetariana para oferecer produtos de qualidade e atinjam esse objetivo.

As grandes empresas de alimentos já perceberam essa tendência de mercado, por isso, estão investindo cada vez mais em produtos veganos e vegetarianos.

Porém, ainda há um grande espaço para pequenas e médias empresas que atuam nesse mercado.

Você pode, por exemplo, investir na elaboração e venda de viandas veganas e vegetarianas, bolos e tortas veganos e outros.

Além disso, também é possível investir na venda de produtos derivados da soja, como leites vegetais, iogurtes vegetais e queijos veganos.

Cosméticos

Os cosméticos são um mercado em alta, tanto no Brasil quanto no mundo. Isso porque as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância do cuidado com a beleza e a saúde.

A aparência é muito importante para a maioria das pessoas. Por isso, investir em cosméticos é uma ótima opção de negócio.

Além disso, os cosméticos também podem ser um bom presente para o Natal e outras datas comemorativas.

Para isso, você precisa gostar de trabalhar com pessoas, ter um bom conhecimento de cosmética e estar sempre atualizado sobre as novidades do mercado.

Porém, é importante fazer uma boa pesquisa para escolher os melhores produtos. A área de saúde exige cuidados especiais.

Tome cuidado, só ofereça produtos de qualidade comprovada para seus clientes.

Dentro da área de cosméticos, as pessoas estão buscando produtos naturais, livre de parabenos e outros.

Por isso, investir em produtos cosméticos naturais é uma ótima opção de negócio para quem quer começar agora.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma ótima opção para quem quer empreender na internet, pois é possível trabalhar de forma independente e com pouco investimento.

Com apenas um celular em mãos é possível iniciar o seu negócio. Com aplicativos interessantes que facilitam seu trabalho, tais como o Canva, é possível criar artes para divulgação.

O marketing de afiliados funciona da seguinte forma: você divulga um produto ou serviço e, quando alguém comprar por meio do seu link, você ganha uma comissão.

Nesse caso, seu custo inicial é zero. O que você precisa investir é o seu tempo para pesquisar e criar conteúdos interessantes para atrair clientes potenciais.

Para isso, é importante ter um bom conhecimento de marketing digital e estar sempre atualizado sobre o que deseja seu potencial cliente para instigá-lo e levá-lo a tomar a decisão de compra.

Marketing digital

Depois do Marketing de afiliados também pode-se dar destaque ao Marketing digital e ao Marketing de conteúdo.

Dentro do Marketing digital, você encontra outros subnichos:

  • Criação de conteúdo
  • Design e criação
  • Criação de sites e blogs
  • Gestor de tráfego e campanhas publicitárias
Criação de conteúdo

A criação de conteúdo é uma das áreas que está sempre em alta, isso por que diversos empreendedores e empresas precisam alimentar suas mídias digitais, de modo a atrair o maior número de pessoas possível.

Claro que existem diversas subáreas que agregam a criação de conteúdo, portanto, você pode escolher a que melhor se adequar a sua necessidade, por exemplo:

  • Criação de artigo para blogs
  • Criação de e-books
  • Publicações em mídias sociais
  • Textos publicitários
  • Artigos institucionais

Design e criação

O design gráfico e a criação de arte não param de crescer. Com a popularização das mídias sociais e dos dispositivos móveis, as pessoas estão cada vez mais exigentes com a qualidade da imagem.

Por isso, investir nessa área é sempre uma boa opção.

Dentre os principais softwares de criação podemos citar:

  • Adobe Photoshop
  • Adobe Illustrator
  • Corel Draw

Mas, você também pode optar pelo canva, que mais fácil e de rápida aprendizagem.

Criação de blogs e sites

Você pode empreender criando blogs, sites e lojas virtuais para empresas ou outras pessoas.

Para isso, basta ter um bom conhecimento técnico e criativo. O primeiro passo é escolher uma plataforma para trabalhar, como o WordPress, Zyro, Wix ou Squarespace.

Em seguida, é importante definir o tema do site e escolher as melhores imagens. Saiba mais em como ganhar dinheiro com blog e ter sucesso.

Por fim, basta criar os conteúdos e publicá-los.

Gestão de tráfego e campanhas publicitárias

Você pode ter uma empresa especialista em gestão de tráfego. A gestão de tráfego nada mais é que a elaboração de estratégias para aumentar o número de visitantes em um site por meio de Google ads, facebook ads, entre outras.

Nessa área também é possível atuar como consultor para a criação de campanhas publicitárias para empresas.

Com essas ferramentas em mãos, é possível criar campanhas eficientes para aumentar o número de vendas.

Para isso, basta escolher o produto ou serviço que deseja divulgar e criar uma campanha publicitária.

Serviços de TI

Com o crescimento da tecnologia, os serviços de TI ganharam cada vez mais espaço no mercado.

Por isso, investir em serviços de TI é uma ótima opção. Por exemplo, a tendência de produtos e serviços em nuvem ganha cada dia mais espaço, sendo uma ótima oportunidade de negócio.

Outro serviço que está em alta é a manutenção de computadores e celulares. Com a grande quantidade de pessoas que usam esses dispositivos, é normal que eles apresentem problemas de vez em quando.

Por isso, muitas pessoas buscam por profissionais qualificados para fazer a manutenção do seu equipamento.

Outro fator que fez movimentar o setor é o trabalho em Home Office, que exige um bom funcionamento dos equipamentos.

Por isso, a procura por profissionais de TI vem crescendo nos últimos anos.

Se você tem conhecimento na área, pode investir em serviços de TI, seja como um profissional autônomo ou abrindo sua própria empresa.

Delivery

Com a grande demanda de pessoas que não têm tempo para fazer as compras do dia a dia, os serviços de delivery ganharam cada vez mais espaço.

Por isso, investir em um serviço de delivery é uma ótima opção de negócio para quem quer começar agora.

O delivery pode ser feito de diversas formas, como comprar produtos para o cliente em uma loja e entregá-los na sua casa, ou fazer a compra pelo próprio cliente e entregar no mesmo dia.

Use sua criatividade e personalize o seu delivery. Não pense somente em delivery de comida , mas também de outros produtos, como roupa e cosméticos.

Com um bom planejamento, o delivery pode ser um ótimo negócio para quem quer empreender.

Franquias

Franquias são uma das áreas de negócio para empreender, pois elas já possuem uma marca reconhecida no mercado.

Por isso, investir em uma franquia é uma ótima maneira de começar seu negócio. O modelo de franquias apresenta menos riscos do que abrir um negócio do zero.

Além disso, as franquias apresentam uma série de vantagens, como o suporte da franqueadora e a experiência acumulada pelo franchisor (franqueador).

Não basta apenas escolher a franquia que você gosta, é preciso analisar se ela é uma boa opção de negócio.

Pesquise sobre a franquia, analise o mercado e os concorrentes, além de fazer um bom planejamento financeiro.

Com isso em mente, você estará mais preparado para escolher a franquia certa para o seu negócio.

A grande desvantagem de iniciar o seu negócio no modelo de franquias é o alto valor do investimento inicial.

Por isso, é importante pesquisar bem antes de escolher uma franquia para não se arrepender depois.

Conclusão

Existem muitas áreas de negócios para empreender, basta escolher a que mais se adequa ao seu perfil.

Pesquise bem sobre o mercado e os concorrentes antes de investir o seu dinheiro.

Empreender é uma ótima forma de ganhar dinheiro , mas é preciso muito planejamento e trabalho duro para ter sucesso.

Se preferir, baixe o guia do sebrae aqui.

Com as dicas que você acabou de ler, você estará mais preparado para escolher a melhor ideia de negócio para o seu perfil.

Quais são as melhores áreas para empreender
Systeme.io

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo