Seguro de carro

Seguro de Carro: como funciona este serviço?

Escolher o melhor seguro de carro não é uma tarefa fácil.

Afinal, são vários fatores que você precisa levar em consideração na hora de contratar esse serviço.

Neste artigo, explicamos como funciona o seguro de carro, como fazer cotações e qual é o mais indicado para você. Aproveite e veja também algumas oportunidades imperdíveis!

Entendendo sobre seguro de carro

Conquistar bens materiais não é fácil para a maioria dos brasileiros.

Pensando nisso, garantir a proteção do patrimônio é algo muito importante e é por isso que o seguro de carros é um serviço indispensável.

O seguro garante uma proteção contra problemas que podem acontecer no dia a dia.

Ele protege o veículo e auxilia o proprietário diante de adversidades como acidentes, assaltos ou mesmo problemas técnicos com o veículo.

Quer entender como funciona o seguro de carros?

Continue lendo até o final e saiba tudo sobre esse serviço, bem como dicas para acioná-lo e garantir a proteção que você requer.

Afinal, o que é um seguro de carros?

O seguro de carros é um serviço que os proprietários podem contratar para ter maior proteção com o veículo.

Se trata de um contrato firmado entre o proprietário do veículo e a seguradora escolhida.

Esse contrato tem como objetivo proteger o bem em diversas situações adversas, garantindo a indenização do proprietário em caso de algum problema.

O seguro é importante para todos os proprietários de automóveis, motos e outros veículos, pois protege o bem contra acidentes, furtos e outros problemas.

Além disso, em alguns casos pode ser obrigatório, como é o caso da compra de um veículo financiado.

Como funciona o seguro de carro?

O seguro é um contrato entre duas partes: a Seguradora, que fica responsável por garantir a proteção do bem, e o Segurado, que é o proprietário do veículo.

Nesse caso, o contratante do serviço paga um valor que garante a ele ser ressarcido em possíveis prejuízos do veículo, como, por exemplo, roubo, acidentes, desastres naturais e até mesmo assistência técnica.

O seguro pode ser acionado pelo proprietário a qualquer momento. O atendimento da seguradora será de acordo com a apólice, ou seja, a cobertura que aquele serviço garante ao contratante.

Existe cobertura até mesmo para danos pessoais ou a terceiros.

Evidentemente, é preciso ler o contrato que você está assinando e verificar toda a cobertura do seu seguro, evitando situações desaagradáveis no fututo.

RCF-V:

O RCF-V é a sigla para Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos. Esse tipo de seguro existe para quando o contratante do seguro causa acidente a terceiros, seja veículo ou pedestre.

A seguradora, assim que contatada, vai providenciar a indenização dos danos causados, desde que estejam dentro do valor estipulado pela apólice.

Entendendo a franquia do seguro

Quando falamos em seguro de carros surge também a tal “franquia” como assunto. A franquia de um seguro é uma taxa a ser paga pelo contratante caso ocorra algum problema e ele precise acionar a seguradora.

Esse valor só é cobrado em casos de assistência do automóvel e apenas em danos parciais.

Os preços de franquia variam de caso para caso, inclusive considerando o perfil do motorista, sendo os mais suscetíveis a acidentes mais caros e aqueles mais cuidadosos e com melhor reputação, mais baratos.

Pagamento da franquia

O valor da taxa de franquia deve ser pago diretamente ao responsável pelo conserto ou na própria oficina para qual o veículo danificado foi encaminhado.

Como a franquia corresponde a uma parcela apenas, o restante do valor é pago pela seguradora.

Acionando o seguro: o que é preciso saber na hora de contatar a seguradora.

Na maioria dos casos, as seguradoras possuem atendimento 24 horas por dia e podem ser acionadas em casos de colisões com perda parcial ou total ou roubo do veículo.

Já em casos de batida, todas as pessoas envolvidas no acidente devem prestar um boletim de ocorrência, pois é através dele que a seguradora irá comprovar a veracidade dos fatos.

Para acionamento, o titular do veículo deve entrar em contato com a seguradora e relatar o acontecido.

Assim, um profissional será descolado até o local, se necessário, seja para guincho ou qualquer outra ação.

Vale lembrar que o acionamento da seguradora não exclui a necessidade de informar a polícia ou a autoridade de trânsito sobre o ocorrido.

Pagamento do seguro

Existem diferentes formas de efetuar o pagamento do seguro de carros. É possível pagar o à vista através de boleto bancário, débito em conta ou até mesmo cartão de crédito.

No entanto, muitas pessoas optam pelo parcelamento, onde o contratante pode dividir em até 12 vezes, com risco de juros serem acrescentados ao valor.

Diferença entre risco puro e risco absoluto

Dentre algumas nomenclaturas que ajudam a definir os tipos de seguro de carros, existe o risco puro e o risco absoluto.

Eles basicamente definem o “tipo” de acidente ou situação que aconteceu com o veículo.

  • Risco puro: Casos como incêndio, morte, desastre natural ou outras situações que fogem do controle do contratante são chamadas de risco puro.

  • Risco absoluto: Nesse caso, a seguradora é acionada para lidar com o valor total do seguro, respeitando o limite da apólice. É comumente adotado quando há perda total do veículo.

Em qualquer uma das situações, ocorre o que chamamos de “sinistro”. O sinistro mais é do que a indicação de que houve um problema de qualquer origem e a seguradora foi acionada pelo contratante.

Tipos de seguros de carro: qual se enquadra melhor para você

Existem diferentes tipos de seguro de carros. Antes de escolher um, é interessante conhecer as características de entender quais tipos de coberturas eles oferecem. Veja uma lista com algumas possibilidades.

  • Seguro de furto e roubo: o mais conhecido entre os contratantes. Esse tipo de seguro protege seu veículo apenas de roubos e furtos.
  • Seguro para passageiros:nessa modalidade, o protegido é o passageiro, que em caso de quaisquer danos, sejam físicos ou morais, ele estará amparado.
  • Seguro para terceiros: é a modalidade em que o seguro cobre dando causados a terceiros pelo assegurado.
  • Seguro compreensível:Essa é a opção ideia para quem procura uma cobertura mais completa. Apesar de mais cara, é indicado para aqueles que usam diariamente seus veículos e querem ter a certeza de que estão protegidos contra os riscos.

A melhor forma de escolher é conversando com a corretora e explicando as suas demandas, bem como quantidade de uso do veículo e riscos aos quais você acredita que esteja submetido.

Coberturas extra

Além das já citadas anteriormente, há algumas coberturas extras que podem ser contratadas e que podem fazer a diferença.

Como o próprio nome sugere, se trata de uma cobertura que pode ser menos emergencial, ou menos essencial, mas que também contribui para que o condutor ou proprietário do veículo tenha suporte diante de um problema.

É o caso das coberturas de janelas, que visa cobrir exclusivamente problemas com as janelas do veículo. Para além dos acidentes e colisões que temos em mente, a queda de galhos, granizo, pedras, podem danificar os vidros, por exemplo.

Esse tipo de cobertura extra pode ser estendido para para-choque, lanterna e outras partes do carro que o proprietário julgue importante manter sob proteção da seguradora.

Nomenclaturas do seguro: o que precisa ter em mente

Muitos termos são difíceis de entender ou de diferenciar, então antes de se perder em todos eles, veja alguns:

  • Sinistro: O sinistro é os problemas que podem vir a acontecer com seu veículo, como colisões, acidentes, furtos e roubos.
  • Apólice: Em resumo, é o contrato do seguro do carro, ou seja, é aquele documento que legaliza o acordo do cliente com a seguradora.
  • Prêmio: O prêmio é basicamente o valor que o contratante paga para ter a cobertura ativa de seu seguro.
  • Proposta de Seguro: É o documento que o cliente precisa fornecer para a seguradora. Nesse documento, informações como modelo, uso do automóvel, estarão presentes. Com isso, a seguradora vai poder avaliar o perfil de risco do sinistro.
  • Perfil de Risco:  O perfil de risco é sempre avaliado antes da contratação em si do seguro do carro. É através desse perfil que a seguradora traça as chances que o indivíduo tem de sofrer um sinistro.

Motoristas que tiraram a carteira recentemente são avaliados como condutores que podem sofrer mais riscos do que um motorista mais experiente, e nesses casos os valores do seguro são mais altos.

Faça cotações e se certifique da reputação da empresa.

Diferente de antigamente, a forma mais prática e fácil de fazer uma cotação de seguro para seu carro hoje em dia é online, usando a internet como meio de comunicação.

Em poucos instantes você consegue comparar valores e as diferentes coberturas oferecidas por cada seguradora.

Além disso, outro ponto indispensável em sua busca, é a idoneidade da empresa e o histórico dela com os clientes que já contrataram os serviços oferecidos.

Se ela não estiver registrada no Susep (Superintendência dos Seguros Privados), é hora de fugir e escapar de uma furada. Isso porque o Susep é o órgão que regulariza esse setor.

Conhecendo a Smartia Seguros

A Smartia Seguros surgiu para cuidar do patrimônio da sua família, além de facilitar na escolha do seguro que melhor irá te atender.

Com tecnologia de ponta, a Smartia oferece os melhores produtos e serviços que além de atender as suas necessidades, irá te ajudar a se conectar com seguradoras e corretores de forma simples e rápida.

De maneira dinâmica e clara, ao acessar a página, você encontra informações como: por que contratar um seguro auto, coberturas, coberturas adicionais, e até mesmo te oferecem uma simulação para você encontrar o seguro de carro que mais se alinha ao seu perfil.

Através do site é possível descobrir passo a passo o que melhor se enquadra com seus objetivos. A Smartia oferece além do seguro auto, alguns outros tipos de seguros, que são:

A Smartia Seguros já ajudou milhares de pessoas a economizarem dinheiro, e graças a determinação de toda a equipe responsável por esse serviço, já não é mais necessário que se perca horas e horas do seu dia em páginas de seguradora.

Com apenas alguns cliques, você será redirecionado para as melhores opções de seguro de carros para cuidar do seu veículo e da sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.