Tipos de planilhas de controle

Tipos de planilhas de controle financeiro

A planilha de controle financeiro é um recurso essencial para quem deseja ter uma visão clara do seu orçamento.

Ela auxilia na organização das finanças pessoais e permite analisar gastos e receitas, além de proporcionar um maior controle sobre as contas.

Afiliado jivochat

Mas como escolher a planilha ideal para você?

Neste post, vamos falar sobre os principais tipos de planilhas de controle financeiro e mostrar como cada uma delas pode ser útil no seu dia a dia.

Visão geral sobre o controle financeiro

Um bom controle financeiro é importante para qualquer pessoa que queira ter uma boa estabilidade em suas finanças e ainda conseguir uma ótima reserva de emergência pensando no futuro.

A forma como os brasileiros lidam com o dinheiro mostra o conhecimento que têm sobre educação financeira.

Por isso, destacamos a importância de ter uma planilha que ajude no controle das finanças pessoais e que permita um maior domínio sobre elas.

A falta que faz a educação financeira para as pessoas leva elas a gastarem mais do que ganham, sem qualquer tipo de controle, de modo que o dinheiro some sem que percebam.

Assim, as dívidas surjem e aumentam constantemente como uma bola de neve, fazendo com que muitas pessoas fique desesperadas e à mercê da sorte.

Por isso, usar as planilhas como ferramentas de controle para registro de despesas e de receitas é a melhor maneira de você garantir estabilidade financeira e manter as suas contas no azul.

Uma planilha de controle financeiro bem elaborada te ajuda a:

– Fazer um orçamento mensal;

– Controlar os gastos;

– Analisar onde estão sendo feitos os principais gastos;

– Planejar as compras futuras;

– Ter uma maior noção de quanto você pode gastar sem comprometer o orçamento mensal.

Existem diversos tipos de planilha para controle financeiro, e escolher a ideal para você é fundamental para garantir um bom uso e um resultado satisfatório.

Para te ajudar nessa escolha, separamos os principais tipos de planilhas para controle financeiro que você pode usar no seu dia a dia.

Aqui neste artigo, nós iremos mostrar a você alguns dos principais tipos de controle financeiro. Acompanhe o texto até o final para saber tudo sobre o assunto!

Planilhas para controle pessoal financeiro online

Existe no mercado diversas empresas que oferecem o serviço de controle financeiro online, basta você escolher a que melhor se adequa às suas necessidades.

Geralmente, elas disponibilizam um cadastro gratuito para que você possa experimentar o serviço e conhecer o que ela pode oferecer na prática.

Mobills

Podemos falar, por exemplo, da planilha de controle financeiro pessoal da Mobills que é uma das principais plataformas voltadas para o segmento de soluções financeiras.

Ela é bem semelhante a uma planilha para controle das finanças pessoais, mas conta a favor dela sua maior praticidade e facilidade.

Com essa plataforma, que você pode acessar tanto via computador quanto celular, é possível cadastrar-se de maneira gratuita e começar a usar para garantir a sua organização financeira.

O melhor de tudo é que você poderá conectar as suas contas bancárias e os seus cartões diretamente à essa ferramenta, o que vai tornar o seu controle financeiro bem mais eficiente.

Mais à frente, mostraremos uma outra opção de planilha da Mobills que você pode baixar e usar também para controle das finanças.

Como se cadastrar na Mobills

Se você quer testar a ferramenta pode realizar o seu cadastro da seguinte forma:

Acesse o site oficial;

– Clique em “Cadastre-se gratuitamente”;

– Preencha os seus dados pessoais;

– Adicione suas contas e cartões;

Organizze

Outra forma de controle financeiro pessoal que vale o destaque é o App de finanças pessoais da Organizze.

Com ele, você também pode conectar as suas contas bancárias e os seus cartões de crédito para facilitar o processo e garantir uma maior precisão nos dados.

Ela oferece um teste de 34 dias totalmente grátis.

Com o app você pode:

  • Ter contas e cartões em um único lugar
  • Cadastrar todos os gastos
  • Entender para onde vai o seu dinheiro
  • Fazer lançamentos diários

Planilha de Excel para controle financeiro (criada pela BM&F Bovespa)

Esse tipo de planilha é muito indicado para as pessoas que não dominam tanto as regras e as fórmulas para realizar a formatação das planilhas, de modo que fica mais fácil controlar seu dinheiro de uma maneira bem simples.

A planilha da BM&F Bovespa tem um funcionamento bem parecido com aquela organização de finanças que as pessoas fazem em cadernos ou agendas, cujo foco principal é anotar as entradas e as saídas do dinheiro.

Como ela não é uma opção muito detalhada, então você não vai ter a possibilidade de registrar os dados de gastos variáveis, mas ainda assim essa alternativa é excelente para quem está começando no controle do seu dinheiro.

Portanto, não deixe de baixar a planilha criada pela bolsa de valores Bovespa e comece a mudar a sua vida financeira.

Planilha para controle dos gastos diários em XLS

Você que costuma ter gastos diários de maneira recorrente tem que fazer uso de uma planilha que seja específico para esse tipo de comportamento, visto que ela permite um controle maior e uma noção sobre o seu fluxo de dinheiro.

Ela é uma opção excelente tanto para você que quer começar a economizar quanto se seu caso for o de deixar as dívidas para trás, pois o controle de cada um dos gastos que forem realizados será ótimo.

Você pode optar pela planilha de gastos diários em XLS da Guide aqui.

Planilha de Orçamento Pessoal Mensal

A planilha de orçamento pessoal mensal é uma ótima aliada para quem quer economizar de verdade, pois ela consegue mostrar o seu comportamento em relação ao seu dinheiro e onde você pode melhorar para ter uma economia mais saudável.

Com essa planilha você ter uma noção sobre sua Renda mensal prevista, bem como, a sua renda mensal real. Você pode incluir os seus gastos, tais como: telefone, conta de luz, água , aluguel, transporte, entre outros.

Inclua também os seus gastos variáveis na planilha, como: lazer, compras pessoais e alimentação fora de casa. Dessa forma você terá um controle maior sobre o seu dinheiro e você poderá economizar muito mais.

Faça o download da planilha de controle financeiro para orçamento pessoal mensal.

Planilha para orçamento empresarial

Para quem possui um negócio, uma ótima maneira de ter uma planilha de controle financeiro é com um tipo voltado para orçamento empresarial.

É essencial que você mantenha suas contas em dia para evitar ir à falência, então tenha sempre uma planilha orçamentária empresarial para poder ter um controle maior sobre custos e os rendimentos divididos por categorias.

A gestão click possui uma ótima solução para quem quer uma planilha desse tipo, oferecendo uma opção interativa e que é totalmente personalizável de acordo com o empreendimento que possui.

Baixe a planilha aqui.

Gestão Click
Planilha para controle financeiro avançada

Quem não deseja ter uma planilha simples e quer uma opção mais avançada, há também um tipo direcionado para quem quer incluir alguns itens, tais como gastos com cartão de crédito e as aplicações de investimentos.

Com esse tipo de planilha, você terá um controle financeiro bem mais aprofundado, como é o caso de ter o histórico dos seus gastos e a possibilidade de fazer projeções futuras.

Isso irá lhe permitir, por exemplo, realizar comparações dos gastos que você tinha previsto e dos gastos reais, para saber se está havendo um controle eficiente das suas finanças e poder corrigir os erros a tempo.

Você pode conseguir uma excelente planilha desse tipo com o IDEC, e o melhor é que ela ainda vem com um manual de instruções, que irá lhe permitir utilizar bem a ferramenta.

Planilha de orçamento doméstico familiar

O controle dos gastos domésticos é essencial para que você consiga ter um maior equilíbrio nas finanças, por isso esse tipo de planilha é considerado ideal.

Com ele, você conseguirá controlar seus gastos domésticos, tais como de aluguel, de água e energia, do supermercado, e outros referentes à sua casa para não haver qualquer tipo de confusão.

A planilha para orçamento doméstico familiar, então, pode ser a melhor solução para resolver todos os seus problemas e colocar as suas contas em dia.

Ela conta com um design bem simples que tem várias linhas para você colocar os dias de vencimento das contas, de modo a nunca perder a data, e ainda uma área onde pode delimitar os valores mínimo e máximo para gastar por categoria.

Caso você bate a sua meta, então o quadro da planilha fica azul e se você tiver estourado a meta de gastos, ele fica vermelho, algo bastante intuitivo e de fácil compreensão.

Leia também:

Planilha para controle financeiro para iniciantes

Você que iniciou agora o cuidado maior com o controle das suas finanças pode beneficiar-se bastante dessa planilha específica para iniciantes no assunto.

Essa é uma ferramenta bem simples e bastante prática que traz as instruções para uso e todas as definições dos diversos conceitos, tais como despesas variáveis, despesas fixas, receita líquida, rendimentos, etc.

Além disso, a ferramenta ainda inclui uma aba que tem o nome de “previsões”, sendo ela responsável por possibilitar que você visualize se os seus gastos realmente estão de acordo com o orçamento que definiu no começo.

Assim que você baixar essa planilha da IDEC, logo na 1ª aba já há o tutorial para lhe ensinar a como fazer uso da ferramenta da forma certa.

Planilha para controle financeiro detalhada

Quem deseja ter em mãos uma planilha de controle financeiro que ajude a detalhar todos os gastos e assim ter a noção de para onde está indo o seu dinheiro todo mês, essa é uma opção incrível.

Esse tipo de planilha detalhada das finanças pessoais conta com várias categorias de gastos, sendo eles divididos em alguns grupos para facilitar a sua compreensão e análise.

Tudo isso de uma forma bem intuitiva para permitir que a sua organização financeira seja algo simples e não gere muito trabalho ou acabe trazendo erros para você.

Assim, ela vale muito a pena para você começar a usá-la em seu dia a dia para detalhar a sua vida financeira da melhor forma.

Planilha para orçamento financeiro para viagem

Muitas pessoas desejam fazer uma viagem e querem ter o conforto e segurança para realizá-la sem preocupação com a questão financeira.

É fato que a organização das finanças para uma viagem não é sempre uma coisa fácil, ainda mais porque as pessoas não desejam ficar pensando em controle orçamentário no período de férias.

Apesar disso, fazer um bom planejamento irá permitir que você possa fazer uma viagem bem mais tranquila e aproveitar todas as experiências com maior qualidade.

A planilha de orçamento financeiro para viagem possui abas de gastos para que você os divida por hospedagem, transporte, passeios, alimentação, extras, entre outros.

Essa é a melhor forma de você usar o dinheiro que guardou para a viagem da maneira certa e sem acabar endividando-se, o que é algo que ninguém quer.

Planilha de controle financeiro prática

A planilha para controle financeiro prática é uma opção para quem quer tomar conta das finanças em meio ao agito de uma vida bastante corrida e sem muito tempo disponível.

Pensando nisso, a pagseguro criou uma planilha prática que em apenas uma única aba reúne todo o orçamento mensal do seu ano, o que facilita bastante a sua vida.

Mesmo que seja bem prática, essa planilha é bem completa e você terá espaços disponíveis para adicionar dados dos seus mais diversos investimentos, como renda fixa e de ações.

Com isso, ficará mais fácil controlar a sua vida financeira com uma única ferramenta.

Conclusão

Como você viu, para quem quer ter um controle financeiro maior sobre a sua vida, há planilhas direcionadas para os mais diferentes perfis.

Neste texto, você conheceu um pouco mais sobre quais são elas e assim vai poder começar a utilizá-las para cuidar melhor das suas finanças com diversos objetivos.

Gostou do artigo de hoje sobre tipos de planilha de controle financeiro?

Systeme.io

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.